• Nova lei quer acabar com sigilo em processos de punição a concessionárias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/01/2022 02:49

    Está perto de acabar uma norma que nos impede de acessar processos administrativos envolvendo contratos de concessão e permissão de agências reguladoras como a de Transportes Terrestres. Em tramite no Congresso, se aprovada, uma nova lei põe fim ao sigilo nestes processos administrativos destinados à apuração de infrações e à aplicação de penalidades pelas agências. Assim a gente vai poder ficar sabendo como a ANTT fiscalizou, por exemplo, a Concer e o cumprimento de seu contrato.

    Estamos na torcida!

    A Rua Teresa concorre ao ‘Prêmio CIETH Destaques do Turismo 2021’ na categoria ‘Melhor Polo de Compras do Estado do Rio de Janeiro’. A cerimônia de premiação será no dia 15 e terá transmissão pelo canal do YouTube do CIETH, a partir das 10h.  A Escola Técnica de Turismo (CIETH) promove a capacitação técnica de profissionais para o mercado desde 1987. A Associação da Rua Teresa está honrada pela indicação e torcendo para trazer o prêmio para Petrópolis.

    Só para elas

    Com cinco mil passageiras cadastradas em Petrópolis começou a funcionar um aplicativo de carros dirigidos somente por mulheres e que aceita apenas mulheres como passageiras. O Lady Driver já funciona em 85 cidades do país.

    Viagem longa

    E a temporada de shows em janeiro abre neste sábado, com Nando Viana e o espetáculo “Coloca o cinto que a viagem vai ser longa”. A apresentação acontece no Teatro Santa Cecília, às 20h. O humorista faz parte do programa “A culpa é do Cabral”, junto com Fabiano Cambota, Thiago Ventura, Rafael Portugal e Rodrigo Marques, no Comedy Central. 

    Nando Viana, comediante stand-up, redator e um dos principais novos nomes do humor no Brasil, faz show em Petrópolis neste sábado.

    É da Comdep!

    E puxaram nossas orelhas aqui: as capinhas amarelas que o pessoal está usando para acompanhar vistorias nas comunidades atingidas por chuvas não são da Defesa Civil, não. São da Comdep. É a indumentária da hora para vereadores, secretários e demais que querem tirar uma casquinha do atendimento das chuvas.  E pela quantidade de gente usando o estoque de capinhas na Comdep é grande.

    Museu

    Um dois mais visitados museus do país, o nosso Museu Imperial – maior atrativo para o turismo da cidade – voltou a reabrir aos domingos. E agora também não precisa mais de agendamento. Basta se dirigir à bilheteria, mas é bom ficar atento: há limitação do número de pessoas por dia.

    Sinuca

    Mas, a perguntinha que não quer calar: vai ficar tudo por isso mesmo? A Comdep comprou uma mesa de totó e uma de sinuca, de segunda mão, por R$ 13,7 mil, um pedido de ‘compra emergencial’. Comprou em julho e devolveu em dezembro.  Vai ter uma sindicância, vai se apurar como seu deu a compra, a devolução, se teve prejuízo?

    Esgoto no Parque

    Eis que o prefeito Rubens Bomtempo anunciou que fechou o Parque de Exposições, em Itaipava, porque ‘o cenário encontrado foi de mato alto, lagos assoreados, ciclovia tomada pela lama levada por alagamentos e até esgoto sendo despejado no local’. Mas, peraí! Esgoto? Da onde? Dos banheiros do próprio parque? De vizinhos? É preciso não apenas fechar o parque, mas saber de onde vem isso.

    Falando nisso

    Falando em esgoto no Parque, a gente lembra que na gestões Bernardo Hammes e Hingo Rossi (ou o contrário, tanto faz) tramitava projeto para instalação de uma estação de tratamento de esgoto no Parque de Exposições, pela Águas do Imperador.   

    Foi doído

    O ex-interino Hingo Hammes não dá o braço a torcer, mas ele está profundamente decepcionado com os vereadores que até três semanas atrás eram seus amigos de fé, irmãos camaradas.  Eles estão sucumbindo ao chamado de Rubens Bomtempo.  Doeu muito a posição de um deles em particular: Domingos Protetor, que recebeu garantias de Bomtempo de apoio para a causa animal e já mudou de lado. É, Hingo… sobrevivência falou mais alto.

    Museu Imperial, principal indutor do turismo em Petrópolis, reabriu plenamente, agora também aos domingos. A foto é de Xand Moreira.

    Mais um

    Depois de ter conquistado bolsonaristas de primeira hora como Marcelo Lessa e Mauro Peralta, Rubens Bomtempo já lançou o canto da sereia para Octávio Sampaio. Tá quase conseguindo.

    Reflexão

    Posto isso, fica a reflexão: como os vereadores são dependentes de obras e cargos, não?

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas