Nova frota para atender linhas da Cascatinha não vai precisar ser 0 km
E a gente vive o drama acompanhando diariamente o sofrimento dos protagonistas da novela, os usuários de ônibus das linhas da Cascatinha que, tal qual as heroínas dos folhetins, só têm um final feliz no último capítulo. A licitação, depois de a questão ter sido judicializada, agora esbarrou em problemas técnicos e foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado. Conforme dissemos aqui, noves fora, nova data para licitar, assinatura de contrato e prazo para iniciar, pode ser que a operação fique para janeiro de 2025.
Mais do mesmo
Agora, que não criemos expectativa sobre uma frota novinha em folha. Segundo os termos do edital de licitação, a empresa não precisa se comprometer em colocar uma frota total de ônibus 0 km. É isso mesmo. Segundo o projeto básico da CPTrans, que norteia o certame, os micro-ônibus podem ter até 7 anos 11 meses e 29 dias e os veículos padrão, 10 anos 11 meses e 29 nove dias.
Contagem
E Petrópolis está há 356 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Lanche
E a Secretaria de Educação abriu procedimento para contratar coffee breaks para oito eventos que pretende realizar em 12 meses. Pelo menos tornou público no portal da transparência essa seleção. Em anos anteriores teve coffee break e comes e bebes para uma penca de eventos pagos por escolas, levantamento de um funcionário revoltado com os gastos. E que gastos!
Piorou
A última ação da prefeitura em relação ao terminal urbano do Centro foi fechar a antiga rodoviária depois das 22 horas. Mesmo assim, segue a olhos vistos o estado deplorável do local com pintura caindo, sujeira, teias de aranha, infiltrações, cachorros soltos…
Mudança de casa
Almir Schmidt, ex-secretário de Serviços e Segurança Pública e ex-secretário de Administração, deixou essa última pasta, mas não se aposentou da vida pública, não. Foi nomeado pelo prefeito Rubens Bomtempo como diretor técnico operacional e diretor de trânsito na CPTrans, E chegou levando equipe própria.
Revezamento
O pessoal da CPTrans falou que começaram até o revezamento de cadeiras porque não tem assento pra todo mundo. A próxima opção, se continuar inchando, é rodízio. Quem calça número par vai segunda e quarta e quem calça número ímpar às terças e quintas. Na sexta, só vão mesmo os concursados.
Falando nisso
Longe de a gente implicar, mas todo final de governo – qualquer governo – é uma dança de cadeiras acelerada. Mas, nas gestões Bomtempo, a coisa fica frenética. A gente não esquece em 2012, Paulo Roberto Patulea, no último mês da gestão, saiu da Secretaria de Fazenda para ser secretário de Saúde.
Total flex
Sobre o Republicanos em Petrópolis – que tem como principal expoente Leandro Azevedo, ex- PcdoB – ser bolsonarista de carteirinha enquanto o presidente estadual do partido, Waguinho, ser Lula desde criancinha, um Partisans matou a charada: “é um partido híbrido”.
No escuro
Há um mês um leitor da coluna solicitou à iluminação pública substituição de lâmpadas queimadas em postes em área urbana de Itaipava da União Indústria. Ele preencheu formulário no site e também entrou em contato pelo 0800. Por enquanto, escutou apenas desculpas pelo serviço não executado. Mas a conta chegou direitinho.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br