• Nova Estação de Tratamento de Água em Araras vai beneficiar mais de 120 mil pessoas até a Posse

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/10/2019 09:06

    A região dos distritos está ganhando uma nova Estação de Tratamento de Água que vai beneficiar mais de 120 mil pessoas. A ETA Araras é a oitava do município e vai melhorar o abastecimento em Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Posse. Ela será complementada por uma adutora de quase 1 km que será construída em Bonsucesso e servirá para levar a água até a estação de tratamento. As duas obras juntas representam um investimento de R$ 12,3 milhões feito pela Águas do Imperador e o sistema estará em plena operação no segundo semestre do ano que vem. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou as obras da ETA Araras nesta quinta-feira (24).

    As obras da ETA Araras já acontecem desde agosto e seguem até julho do ano que vem. A adutora em Bonsucesso começa a ser implantada em novembro e a previsão é de que estará pronta em março. Hoje, esses distritos são atendidos por estações menores, como as ETAs Itaipava, Pedro do Rio, Secretário e Taquaril.

    A capacidade de captação da ETA Araras será de 210 litros de água por segundo. Foto: Divulgação

    “Essa é uma estação de tratamento de ciclo completo e envolve decantação (processo de separação de misturas da água), flutuação, filtração e desinfecção e que vai atender toda a região dos distritos”, explica o engenheiro da Águas do Imperador, Diogo Borges.

    A ETA terá capacidade para fazer a captação de até 210 litros de água por segundo e contará com duas elevatórias, dois módulos de tratamento da água e um reservatório de 2 milhões de litros. Já a adutora será feita com tubulação de 500 mm, que permitirá uma vazão maior de água, e o encanamento será em ferro fundido, o que permitirá uma durabilidade longa, até 50 anos, segundo a concessionária.

    As construções da ETA Araras e da adutora de Bonsucesso fazem parte do investimento de quase R$ 100 milhões de Águas do Imperador. Esse montante inclui a adutora do Quissamã, a extensão e substituição de 85 km de rede de água e 18,7 km rede de esgoto, a construção de biodigestores, implantação de mais uma ETA, reforma e construção de Estações de Tratamento de Esgoto

    Últimas