• Nova concessão da BR-040 vai operar com pedágio proporcional

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/02/2022 02:41

    Está em vigor desde junho, a lei 14.157/21 que estabelece a cobrança proporcional de pedágio por quilômetro rodado. O sistema tem o nome de free flow e prevê livre passagem de veículos que são tarifados de forma eletrônica, sem precisar parar nas cancelas.  A lei depende ainda de regulamentação do governo federal e começará a ser adotada de forma escalonada iniciando pelas novas concessões. É aí que entra a BR-040 que terá uma nova licitação iniciando este ano e que pode ter o sistema de cobrança proporcional.

    Tarifa menor que R$ 6

    Além da BR-040 que será licitada para uma nova concessão do Rio a Belo Horizonte, outras vias terão contratos revistos para a novidade como a Nova Dutra e a Rio-Valadares. Os carros deverão usar uma tag eletrônica e este custo vai ser do motorista. Porém, deve valer a pena. Não há cálculos exatos, mas a estimativa para os petropolitanos subirem apenas 20 quilômetros de serra é gastar menos de R$ 6, a metade da tarifa atual.

    Exemplo

    Falando em BR-040, representantes de Ouro Branco e os municípios daquela região mineira foram apertar o governo do estado deles para que pressione e acompanhe o processo de concessão da BR-040.  Aqui, deveria ser exemplo de união de Petrópolis, Areal, Levy Gasparian e Três Rios que dependem muito da rodovia.

    Pode isso, Arnaldo?

    E o governo do Estado arrumou um jeitinho de colocar nomes dos vereadores nas placas de programas e projetos. Instituiu a classificação de ‘articulador’. Lá em Miracema, no lançamento do Programa Empoderadas, uma parceira da prefeitura e Secretaria Estadual de Direitos Humanos, foi inaugurada a placa com o nome do vereador Jocimar Freire como ‘articulador’.  Ih, mas a moda vai pegar. Mesmo sendo ilegal.

    Da série ‘nossos políticos criativos’: governo do Estado resolveu a reclamação de vereadores que não constam de placa de inauguração fazendo uma nova classificação de ‘articulador’.

    Flores? Que flores?

    Passou um ano desde que a prefeitura e Universidade Católica de Petrópolis conveniaram para a manutenção do Relógio das Flores. E a Comdep continua devendo plantar … flores!

    Dudu segue firme

    Gente, começou mais um exercício legislativo e esquecemos de assinalar: mais um ano se passou e a bandeira “vou cassar Dudu” que muitos vereadores usaram para se eleger foi esquecida. Pedimos desculpas por não termos registrado este ano antes.

    Apoio de peso

    De um analista político-conjuntural entendedor dos parangolés: “pelo andar da carruagem, o melhor cabo eleitoral de Bernardo Rossi em sua candidatura a deputado estadual será o prefeito Rubens Bomtempo”.

    Hugo e o TCU

    E o novo passo da carreira política de Hingo Hammes depende do futuro do deputado federal Hugo Leal. Caso Hugo Leal assuma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União, um sonho de mais de uma década, Hingo será candidato a deputado federal pelo PSD. Eleito vereador com 2.617 votos e presidente da Câmara – e, portanto, prefeito interino – com seis votos, HH vai ter que mostrar que como chefe do Executivo conquistou capital político-eleitoral.

    E pode babar

    Mas, tem muita água ainda a passar de baixo da ponte. Hugo Leal, poderoso relator do Orçamento secreto da Câmara já está em campanha para o TCU, porém o presidente da Câmara Arthur Lira disse que as eleições para esta vaga, que vai ser aberta em julho,  podem ser adiadas para depois das eleições… Estão na corrida também  Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), Soraya Santos (PL-RJ) e Fábio Ramalho (MDB-MG).

    Taça Arnaldo Rippel

    E o Serrano vai homenagear o médico Arnaldo Rippel com uma taça que leva o seu nome. Chefe da equipe médica de 1992, quando o clube ganhou o campeonato estadual da segunda divisão, uma das melhores campanhas do Leão da Serra, Arnaldo recebe a homenagem pelo trabalho dedicado à equipe. A Taça Arnaldo Rippel vai ser disputada dia 13 de março, no estádio Carlos Guinle, do Petrô, no Valparaíso, às 10h, quando entram em campo os times Campeões do Serrano 1992 x Seleção Camisa 10.

    E o Serrano homenageia o ex-diretor médico do Clube com a Taça Arnaldo Rippel que será disputada em março.

    Até que demorou

    Secretários da gestão Rubens Bomtempo já comentam com amigos – fofoqueiros que nos contaram – que andam meio de mãos atadas até mesmo para nomear livremente em suas pastas. A gente avisou.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas