• Notícias do corpo: treinamento de força é o ano todo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/03/2023 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Já vimos em artigos anteriores que a resistência é a valência física que a própria corrida de rua já desenvolve pelo simples ato de correr. Tecnicamente chamada de capacidade dominante, Bompa (2015).

    Todas as atividades físicas precisam da Força, da Potência, da Velocidade e da Resistência e cada modalidade esportiva exige um desempenho máximo em pelo menos duas dessas capacidades.

    A musculação é UMA das muitas formas de desenvolver adequadamente essas capacidades. Como a resistência é a valência física dominante no corredor é perda de tempo ficar fazendo séries intermináveis com pouca carga na musculação. Portanto, é crucial conjugar os métodos na musculação visando o desenvolvimento da Força Máxima, da Potência, da Velocidade e da Resistência.

    A potência é a capacidade para realizar um movimento explosivo no menor tempo possível, o que resulta da integração da Força Máxima e da Velocidade. O corredor precisa dessas capacidades em diversos momentos. Em cada passada completa, que envolve três fases distintas: apoio da perna, que está no chão, lançando o corpo para cima e para frente; o voo propriamente dito e a aterrissagem. No momento em que a perna toca o solo (fase excêntrica) há, naturalmente, uma absorção de energia elástica cujas forças são armazenadas e transferidas na fase seguinte (concêntrica) impulso para o voo. Pois bem. Essa fase depende não só da Força Máxima como da potência. A Velocidade é resultante da força e da potência.

    A musculação é necessária durante todo o ano e não apenas no período básico, como pensam ainda alguns corredores (as). As diferenças são os métodos aplicados em cada fase da periodização. Alguém acha mesmo que um treino de força feito SÓ no período básico garante corrida o ano todo? Ledo engano. Não por acaso, as lesões acontecem no terço final de uma preparação de uma corrida específica quando alguns corredores dispensam o treino de força. Prof. Moraes

    Literatura Sugerida: 1) BOMPA, Tudor O. Periodização No Treinamento Esportivo, a. Editora Manole Ltda, 2001. 2) Bompa, Tudor O. – Di Pasquale, Mauro – Cornacchia, Lorenzo J. Treinamento de Força Levado a Sério – 3ª Edição – Editora Manole 2015.

    Últimas