• Notícias do Corpo: Reabilitação da covid-19 exige equipe multidisciplinar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/03/2021 08:00
    Por Professor Luiz Carlos Moraes

    O momento que estamos vivendo com a pandemia e a lentidão da vacinação, não menos dramático que há um ano, alerta que mais do que nunca devemos redobrar os protocolos listados pelos órgãos de saúde.

    É consenso na literatura e na prática que pessoas fisicamente ativas têm menos chances de complicações caso sejam infectados pelo Corona Vírus. Em novembro uma pesquisa revelada pela própria OMS mostrou que pessoas fisicamente ativas possuem risco 34% menor de serem hospitalizadas por Covid-19.

    Mesmo assim, muitas pessoas fisicamente ativas tiveram a doença, alguma precisaram de internação e estão se recuperando ou já se recuperaram. Ou seja, atividade física NÃO é vacina e nem garantia de estar imune à doença.

    As sequelas mais relatadas de quem teve a doença se referem às pulmonares, cardíacas, hepáticas, renais e musculoesqueléticas. Sendo assim, o paciente tão logo receba alta hospitalar deve iniciar a reabilitação o mais breve possível com uma diferença fundamental.

    Com uma equipe multidisciplinar com médico de confiança, fisioterapeuta, nutricionista e profissional de Educação Física. Não é sair por aí fazendo qualquer exercício físico como fazia antes achando que já está bom.

    Deve haver monitoramento da temperatura corporal antes de iniciar a atividade, da frequência cardíaca, pressão arterial, oximetria de pulso durante a atividade e avaliação da intensidade do esforço percebido. (Escala de Borg).

    Quem segue essas orientações normalmente se recuperam mais rápido do que quem sai fazendo exercício físico de qualquer jeito. As academias e locais públicos destinados à prática esportiva, obrigadas e seguir os protocolos de saúde, se tornaram espaços seguros com menos riscos de contágio e são parte da solução, não dos problemas. Depois de fisicamente recuperado os cuidados continuam porque normal mesmo só depois da vacina para todos.

    Literatura sugerida

    Barker-Davies, R. M., O’Sullivan, O., Senaratne, K. P. P., Baker, P., Cranley, M., Dharm-Datta, S., … & Bahadur, S. (2020). The Stanford Hall consensus statement for post-COVID-19 rehabilitation. British journal of sports medicine, 54(16), 949-959.

    Últimas