• Notícias do corpo: quanto maior a barriga, maior o risco de morte

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/06/2023 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Acabar com a gordura abdominal não é questão de estética e sim de saúde. A gordura visceral, que envolve os órgãos situados dentro na barriga, está intimamente relacionada com o risco de morte. Pesquisadores da clínica de Mayo (EUA), em estudo que durou mais de 9 anos com mais de 65000 participantes, concluíram que homens com mais de 110 cm de circunferência abdominal têm risco de morte de 50% maior do que os com 94 cm. Nas mulheres esse risco é mais preocupante. As com mais de 94 cm o risco é de 80% comparado com 70 cm. E mais: a cada 5 cm de aumento de circunferência abdominal a mortalidade aumenta em 7% nos homens e 9% nas mulheres. Já é consenso na literatura que a gordura visceral está relacionada com hipertensão arterial, pré-diabetes, diabetes, esteatose hepática (gordura no fígado), disbiose intestinal e até alguns tipos de câncer. Ou seja, bagunça tudo. Como resolver isso? 

    1) Não é fazendo mil abdominais todo dia. Faça exercícios físicos aeróbios conjugados com musculação 3 a 4 vezes por semana. Estudos mostram que essa combinação aumenta o gasto calórico durante e após a atividade (efeito EPOC), Caldas Jr, P. B. (2014). O aumento de massa muscular aumenta o metabolismo durante o dia e até dormindo. 

    2) Escolha melhor seus alimentos. Comidas semi prontas, processadas, ultraprocessadas, álcool e açúcar aumentam a gordura visceral. Coma mais verduras, frutas, legumes e alimentos integrais com menor índice glicêmico. 

    3) Diminua o estresse que é responsável pelo aumento do cortisol circulando no corpo. A maioria das pessoas hoje está trabalhando em excesso e usando as telas indefinidamente. Estão robotizadas andando na rua com celular na mão feito “barata tonta”. Não desgruda dele. Até as crianças nas escolas na hora do recreio não brincam mais. Todas grudadas na tela. Estabeleça hora de desligar tudo. Até certo ponto o corpo dissipa o cortisol. Em excesso é responsável pelo desequilíbrio do corpo. Enfim, é um erro achar que a corrida resolve tudo. Vai lá agora, pega uma fita métrica e meça a sua circunferência abdominal passando a fita entre a costela e o umbigo. Ideal para homens. Menor que 102 cm. Mulheres – menor que 88 cm.

    Literatura Sugerida: Cerhan JR, Moore SC, Jacobs EJ, et al. A Pooled Analysis of Waist Circumference and Mortality in 650,000 Adults. Mayo Clin (2014).

    Últimas