• Notícias do corpo: qualquer exercício físico reduz a pressão arterial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/01/2023 08:00
    Por Prof. Moraes

    Ciolac 2006 reuniu 20 idosos hipertensos e, após aplicar o exame de Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA), em todos eles, repetiu os exames mais duas vezes: uma após exercício contínuo e outra após exercício intervalado.

    Foi avaliado o comportamento da Pressão Arterial Sistólica, Diastólica, Média, Frequência Cardíaca e Duplo Produto. O resultado foi uma hipotensão significativa nos dois tipos de exercícios, situação que perdurou por 20 horas comparada com o Mapa de controle (sem exercício).

    O resultado mais significativo foi após exercício intervalado, incluindo o Duplo Produto, dado que relata o esforço cardíaco.

    O exercício contínuo há muito tempo existe consenso entre os médicos e eu tive a oportunidade de, nos anos 80, conduzir um trabalho numa grande empresa em parceria com o serviço médico com 32 hipertensos. Três vezes por semana faziam uma caminhada forte de uma hora monitorados com frequencímetro medindo a Pressão Arterial antes e depois do exercício.

    O resultado foi que, ao final de seis meses, apenas dois tiveram que manter a medicação em doses máximas enquanto outros 20 tiveram medicação reduzida pela metade e 10 não precisaram mais de medicação.

    A mudança de hábito saudável foi suficiente. Portanto, hipertensão arterial é doença controlável com hábitos de vida saudável. Nem falei de alimentação, que não foi alterada. Só a atividade física já muda tudo. A comorbidade durante a pandemia foi responsável por mais de 65% das mortes.

    Literatura Sugerida: CIOLAC, Emmanuel Gomes. Efeito do exercício físico contínuo versus intervalado sobre pressão arterial, rigidez arterial e qualidade de vida em pacientes hipertensos. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

    Últimas