• Notícias do Corpo: Posso fortalecer sem ir na academia?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/03/2022 08:00
    Por Professor Luiz Carlos Moraes

    Quase sempre que falo em fortalecimento muscular em academia alguém pergunta se é possível fortalecer sem ir na academia. É claro que sim. Não é raro em praças de qualquer cidade ter academia ao ar livre com aparelhos como barra fixa, pranchas de abdominal, bancos entre outros. São muitas opções. Vamos falar então do mínimo possível? Abdominal, que fazendo o básico chamado de abdominal supra, trabalha todo o abdome. Deita em qualquer banco e faz.

    Agachamento – Trabalha praticamente todos os grupos musculares das pernas. Agachamento avanço – Uma ótima opção para fortalecer os glúteos e cadeia posterior de coxa. Barra fixa – Ótimo exercício multiarticular para o bíceps, costas peitoral e ombro. Rosca tríceps – Em qualquer banco dá para fazer. Apoio de frente sobre o solo – Substitui o supino na academia. Trabalha tríceps, ombro e peitoral. Panturrilha – Em qualquer degrau dá para fazer até aumentando a intensidade fazendo uma perna de cada vez com todo o peso corporal numa perna só.

    Além disso, o treinamento funcional, desde que se tenha como foco a biomecânica da corrida, funciona muito bem. Olha só que trabalho legal. Corre em volta da praça, faz uma série de cada exercício, corre de novo e assim sucessivamente. Completando o tempo de treino que desejar. Simples e eficiente assim.

    Literatura Sugerida: SURDI, Aguinaldo Cesar et al. A Prática de Atividades Físicas em Academia Ao Ar Livre: A Percepção dos Seus Praticantes. Efdeportes, 2011.

    Últimas