• Notícias do Corpo: Por que alguns corredores se lesionam sempre do mesmo lado?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/12/2021 08:00
    Por Professor Luiz Carlos Moraes

    Já reparou que alguns corredores se lesionam sempre do mesmo lado? Isso se deve em parte por não ter a mesma força nas duas pernas. Todos nós, para mais ou para menos, destros ou canhotos usamos mais um lado do que o outro. Na corrida, numa filmagem em câmera lenta, isso fica mais evidente. O tamanho da passada não é exatamente a mesma medida.

    Experimente num trecho plano e reto contar as passadas em 30 segundos numa perna e depois na outra. Se der certinho, ótimo. Como corrigir isso? Na musculação. Sabe as avaliações funcionais que se faz na academia onde o avaliador faz algumas medidas? Pois bem. Nesse caso específico mede-se a circunferência de coxa medial (meio da coxa). Se a houver uma diferença maior o igual a 2 cm detecta-se essa diferença de força entre as pernas. É muito provável que as lesões ocorram por causa disso.

    Numa corrida de longa distância à medida que o cansaço aumenta a perna mais fraca vai ser a primeira a sofrer e não muito raro começa-se a sacrificar a mais forte para compensar. A forma de corrigir isso na musculação, primeiro é fazer teste de carga numa perna de cada vez com a mesma carga e depois o professor prescrever exercícios unilaterais começando sempre pela perna mais fraca fazendo mais repetições com ela porque fatalmente a carga também vai ser diferente.

    Nesse caso fazer exercício bilateral não adianta nada porque a mais forte vai continuar mais forte e a mais fraca também, mesmo que as duas tenham melhorado a diferença vai continuar. Agora me respondam. Quantos corredores na musculação já fizeram teste de força principalmente nas pernas e foi prescrito exercício unilateral especificamente para corrigir isso?

    Literatura Sugerida:

    Beck ON, Azua EN, Grabowski AM. Step time asymmetry increases metabolic energy expenditure during running. Eur J Appl Physiol. 2018;118(10):2147-2154.

    Últimas