• Notícias do Corpo: Pessoas fisicamente ativas têm melhor resposta às vacinas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/05/2021 08:00
    Por Professor Luiz Carlos Moraes

    Há mais de um ano quando começou a pandemia conversamos sobre esse assunto que a atividade física moderada a forte reforça o sistema imunológico. Vimos também que as pessoas não deviam parar de fazer atividade física com medo do vírus desde que tomando as devidas precauções recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Também vimos que mesmo no auge da pandemia no Reino Unido e outros países, quando tudo parou, as pessoas foram autorizadas a sair de casa apenas para o estritamente necessário como comprar medicamento e, FAZER ATIVIDADE FÍSICA PERTO DE CASA.

    Pois bem. Durante mais de um ano que dura a pandemia vários estudos paralelos vêm sendo feitos nesse sentido. Em março desse ano saiu mais uma metanálise (dados de diversos estudos) comprovando que a atividade física regular resultou em níveis elevados de imunoglobina IgA, anticorpo que reveste a membrana mucosa dos nossos pulmões e outras partes do corpo onde o vírus e bactérias podem entrar.

    Além disso, houve melhora nos níveis de linfócitos TCD4. Agora o mais importante das conclusões: Pessoas fisicamente ativas tem 50% mais chance de ter contagem de ANTICORPOS MAIS ALTA APÓS A VACINA.

    O estudo é muito claro. Portanto, vamos parar de dar ouvidos às FALSAS NOTÍCIAS com relação às vacinas que já beiram à estupidez. Sabe por que você, eu e todos que estão lendo esse artigo agora estamos aqui?

    Porque lá atrás nossos pais levaram a gente para tomar vacina entre elas a BCG. Essa marquinha aí que você tem no braço. VACINA SALVA VIDAS mas, não significa descuidar dos protocolos de saúde. Uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social continuam.

    Ah! Querem saber, né? Sim, já tomei as duas doses da Covid-19 e a da gripe também. Não significa que estou livre. Só um pouquinho. A vida é uma corrida que ninguém quer cruzar a linha de chegada. Você quer?

    Literatura Sugerida:

    Chastin, SFM, Abaraogu, U., Bourgois, JG et al. Efects of Regular Physical Activity on the Immune System, Vaccination and Risk of Community‑Acquired Infectious Disease in the General Population: Systematic Review and Meta‑Analysis

    Últimas