• Notícias do Corpo: O sucesso só aparece com muita disciplina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/08/2021 08:00
    Por Professor Luiz Carlos Moraes

    Por diversas vezes vimos Cristiano Ronaldo pegar a bola para bater uma falta ou pênalti e ver nele “sangue nos olhos” tamanha a concentração e a determinação a fazer gol. Concentração é um dos fatores mais importantes para um bom desempenho do corredor de qualquer nível. Todos nós já passamos por situações como essa. Tem dia que a gente vai para uma corrida com total confiança tendo a impressão que ninguém vai atrapalhar a nossa corrida aconteça o que acontecer. É aquele dia que a gente fala: Vai dar tudo certo! E dá mesmo. Entretanto, isso não é tão facil assim e na corrida a concentração começa no dia anterior no planejamento da prova. Que tênis, meia e todos os acessórios vou usar. Em que ritmo vou correr em que trecho vou tomar decisões de fazer mudanças estratégicas? Ou seja, planejamento faz parte dessa concentração. Isso passa por ter corrigido os erros de provas passadas. Mentalização. Pilotos  como Ayrton Senna fazia isso minutos antes da largada. Vale imaginar-se correndo bem a prova toda. Temos muitos exemplos de atletas bem sucedidos tanto os de alto rendimento como os que estão entre nós recreativos.

    Mas o que Cristiano Ronaldo e alguns de nós temos em comum? Disciplina! Isso mesmo! A palavra chave é disciplina. Não fazemos nada na vida sem ela. Não estudamos, não completamos cursos, não se forma uma família, não se educa filhos sem disciplina. Não é uma teoria e sim uma forma de comportamento e independe de sexo, raça, religião, biótipo ou classe social. Comportamento pode ser educado dia a dia. Os benefícios da corrida ou qualquer outra atividade física só aparecem se o indivíduo conseguir manter uma rotina de treinamento organizado. Isso inclui os hábitos alimentares e o descanso. Inclui um ritual que muitas vezes aos olhos do leigo parece loucura. Sem disciplina não se chega a lugar nenhum. Hoje fico com o Comercial Ayrton Senna. “Faça da disciplina um lema, da dedicação uma bandeira e da paixão pelo trabalho um exemplo”.

    Literatura Sugerida

    FIGUEIREDO, S. H. Variáveis que interferem no desempenho do atleta de alto rendimento. In RUBIO, K. (org.). Psicologia do Esporte: interfaces, pesquisa e intervenção.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

    Últimas