• Notícias do Corpo: Mulheres têm mais lesões nos joelhos do que os homens

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/03/2022 08:00
    Por Professor Luiz Carlos Moraes

    Existem evidências de que as mulheres têm mais lesões de joelho e isso se deve a fatores hormonais e biomecânicos. O quadril mais largo e fêmures convergentes facilita o desgaste do joelho possibilitando lesões na patela tais como a condromalácia patelar e outras similares. Quanto mais largo o quadril maior o ângulo chamado de ângulo “Q” que fica entre as pernas próximo ao quadril e maiores as chances de lesões do joelho.

    Essas diferenças do corpo feminino principalmente do quadril para baixo favorece menor ativação dos músculos posteriores de coxa e esse grupo muscular mais fraco que o quadríceps produz maior tensão na patela exigindo maior movimentação da tíbia em relação ao fêmur. Numa filmagem de qualquer corrida, especialmente as de média e longas distâncias é fácil observar que homens e mulheres não correm exatamente igual. Elas apresentam diminuição dos ângulos de flexão do quadril (levanta pouco a perna), aumento dos ângulos de adução e rotação medial também do quadril. Fraqueza dos músculos abdutores e rotadores laterais do quadril pode aumentar o estresse na articulação femoropatelar e no Ligamento Cruzado Anterior. Quanto aos fatores hormonais estudos mostram que o excesso de estrogênio pode afetar a síntese de colágeno nos tendões incluindo o patelar. Isso é um alerta importante para as mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, reposição hormonal ou tenha qualquer outro problema relacionado.

    As diferenças anatômicas e hormonais não significam que a mulher não possa correr. Tanto pode que o número de mulheres correndo triplicou nos últimos anos, mas também aumentou o número de lesões. O problema é muito fácil de resolver. Fortalecimento dos músculos adutores/abutores de quadril, glúteos e posteriores de coxa no sentido de equilibrar a força nos grupos musculares das pernas. Os fatores hormonais se resolve com orientação médica e treinamento certo, na intensidade certa durante o ciclo menstrual.

    Literatura Sugerida: 1) DE MARCHE BALDON, Rodrigo et al. Diferenças biomecânicas entre os gêneros e sua importância nas lesões do joelho. Fisioterapia em Movimento, v. 24, n. 1, 2017.

    Últimas