Notícias do Corpo: Janela aberta na quarentena
Não, não estou falando das nossas janelas da casa e sim do nosso sistema imunológico. “Janela aberta” é um termo que se usa em medicina quando o sistema imunológico pode estar transitoriamente desprotegido por conta de exercício físico extenuante como os intervalados em excesso e/ou treinos muito desgastantes.
A gente sabe que o nosso corpo é protegido contra as infecções por um batalhão de células conhecidas como linfócitos, leucócitos, imunoglobinas, eosinofilas que caracterizam o sistema imunológico. Em linhas gerais também sabemos que o exercício físico praticado com MODERAÇÃO e rotineiramente associado a uma boa alimentação pode reforçar esse exército.
Entretanto, a própria corrida de alta intensidade, as de longa duração e/ou competição podem afetar o sistema imunológico por algumas horas deixando o corredor desavisado suscetível a infecções viróticas como gripes, resfriados e outras doenças oportunas mais graves.
Um estudo conduzido pelo Dr. Nieman com 2 mil maratonistas comparou as taxas de doenças oportunistas na semana posterior à maratona de Los Angeles 91 e concluiu que 2% do primeiro grupo, que não completou a prova, ficou doente enquanto os que completaram a maratona 13% adoeceram. O estudo mostrou também que o enfraquecimento do sistema imunológico se dá mais pelo aumento da intensidade do treinamento do que pela elevação do volume, mas que é transitório podendo durar de 1 a 24 horas para se recuperar.
Em tempos de quarentena que muitos corredores impedidos de correr livremente pelas ruas estejam optando por intervalados devem ter cuidado para não exagerar na dose, não só para evitar lesões como não enfraquecer temporariamente o sistema imunológico. Vai que justamente nessa hora você tenha que ir ao mercado. Intervalados, ou (Hiits), como queiram chamar, são ótimos treinos, mas não é para fazer todo dia. Em tempos de pandemia a janela de casa é bom abrir mesmo, mas do sistema imunológico, não.