Notícias do Corpo: Disciplina não é só treinar bem, é fazer tudo o melhor possível

09/jan 03:00
Por Professor Luiz Carlos Moraes

Uma história muito conhecida no mundo do ciclismo é da equipe britânica que até 2003 quando contratou o treinador Dave Brailsford era pouco conhecida e até ignorada pelos seus péssimos resultados. Brailsford mudou o conceito trazendo uma filosofia em melhorar apenas 1% em tudo que envolve a VIDA do atleta e não só o foco em treinamento. Cinco anos depois a equipe ganhou quase todas as medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2008 em Beijing, 9 recordes Olímpicos e 7 mundiais em Londres 2012. Ainda em 2012 Bradley Wiggins foi o primeiro britânico a vencer o Tour de France seguido pelo seu companheiro Chris Froome vencedor em 2013, 2015, 2016 e 2017.

E o que isso tem a ver conosco simples mortais corredores e corredoras? Tudo. Muitos de nós ficamos focados apenas em resultado, tipo de treino, pace, melhor tênis, melhor relógio e alguma fórmula mágica para correr melhor. Melhorar a nossa corrida precisamos melhorar tudo apenas 1%. Tudo significa ter bom relacionamento social no trabalho, em casa e no esporte. Dormir bem no colchão adequado, num quarto silencioso, na hora certa. Se alimentar na hora certa comida de verdade. Fazer seus exames médicos de rotina. Se faz uso de medicação contínua ingeri-los na hora e dosagem certa. Evitar ao máximo estresses desnecessários.

Muita gente pensa que os campeões se “matam” de treinar. Não é bem assim. Claro, estamos falando de disciplina em tudo na vida, não só na hora de calçar o tênis e sair para treinar. Se em cada item do dia a dia melhorar 1% o resultado na corrida vai ser muito mais que isso. “Eu acredito em uma filosofia que eu chamo de aglutinação de ganhos marginais. Basicamente, isso se traduz em se tornar 1% melhor todos os dias naquilo que você faz” Dave Brailsford. Fico por aqui.

Últimas