• Notícias do Corpo: Correr na esteira para aprimorar a técnica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/05/2021 08:00
    Por Professor Luiz Carlos Moraes

    Corredores e corredoras perguntam: Correr em esteira melhora, piora a economia de corrida ou não faz diferença entre correr na rua? Esse é um assunto que sempre vão existir defensores de ambas as partes além dos que detestam.

    Correr em esteira tem as suas vantagens principalmente para quem deseja aprimorar a biomecânica de corrida. Sobre isso, Wank V et al. (1998), entre outros que o sucederam, reuniu 10 estudantes de Educação Física do sexo masculino com muita experiência em correr na esteira e a eles foi solicitado correr nas velocidades de 14,4 km/h e 21,6 km/h tanto na esteira como em solo.

    Com equipamentos cinemáticos foi estudado a Eletromiografia de seis músculos dos membros inferiores e o padrão de contato com o solo com o pé direito.

    Concluiu que na esteira instintivamente por conta da segurança a amplitude de balanço da perna, o deslocamento vertical, a variância da velocidade vertical e horizontal foram menores na corrida em esteira. 

    O ângulo entre a sola do tênis e o solo no impacto do pé também foi menor e a inclinação para frente da parte superior do corpo foi maior na corrida na esteira em comparação com o modo no solo. 

    A maioria dos avaliados reduziu o comprimento da passada aumentando a frequência da passada na corrida em esteira. Além disso, o tempo de contato na corrida em esteira foi menor do que na corrida em solo.

    Isso gente, resulta em economia da corrida. Claro que correr na esteira não deve ser uma prática permanente sob risco de perder os mecanismos reflexos que são desenvolvidos ao corrermos na rua.

    Muita gente, por diversos motivos, de conjugar tempo disponível para treino, trabalho e/ou estudo precisa correr na esteira durante a semana e fim de semana na rua que é o meu caso.

    Durante a pandemia as esteiras foram muito procuradas e muitos representantes nem deram conta das entregas. De qualquer forma, além das vantagens citadas elas são como um “curinga” no impedimento de ir para a rua. E você? É fã da esteira ou a detesta?

    Literatura sugerida

    Wank V, Frick U, Schmidtbleicher D. Kinematics and electromyography of lower limb muscles in overground and treadmill running. Int J Sports Med. 1998 Oct;19(7):455-61. doi: 10.1055/s-2007-971944. PMID: 9839841.

    Últimas