• Notícias do corpo: carne vermelha: mocinha ou vilã?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/07/2023 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Vez por outra, alguns alimentos são demonizados e depois absolvidos. Exemplo clássico é o ovo, injustiçadamente acusado de aumentar o colesterol. O álibi mais forte é que um ovo tem todos os nutrientes para formar um novo ser vivo. Outro exemplo é a carne vermelha. Ela é consumida desde que o mundo é mundo. Uma meta-análise conduzida por Wahle et al., (2004) mostrou que a carne vermelha contém ácido oleico, a mesma gordura monoinsaturada do azeite de oliva, assim como gordura saturada. Ninguém condena o azeite de oliva. Pelo contrário. É defendido pelos estudiosos em nutrição. 

    A carne vermelha é uma das melhores fontes de proteína, vitamina A, E, e as do complexo B, incluindo a B12. É repleta de ferro, mineral importante no transporte de oxigênio. Excelente fonte de L-Carnitina, taurina, coenzima Q-10, potássio, zinco e magnésio. Steck et al., (2007). E tem gente que não come carne vermelha e se entope de suplemento contendo esses nutrientes aí.

    A principal acusação contra a carne vermelha é com relação ao colesterol LDL, HDL, e triglicerídeos. Outra meta-análise, Davidson et al., (1999), conduzida durante 9 meses, mostrou queda de 1 a 3% no LDL (colesterol ruim), aumento de 2% no colesterol HDL ( colesterol bom) e diminuição de 6% nos níveis de triglicerídeos no grupo que consumiu carne vermelha. A principal defesa da carne vermelha são as proteínas, o ferro e possivelmente estimulação do hormônio testosterona. Importante fator no aumento e/ou manutenção da massa magra, especialmente nos idosos. Vale ressaltar o respeito a quem não come carne vermelha de jeito nenhum por questões culturais e crenças pessoais. A escolha é de cada um. Como sempre defendo aqui, comida boa tem na feira. A carne vermelha compre no mercado onde você escolhe o corte na hora. Evite aquelas embaladas. Elas podem conter conservantes e corantes para dar aquela aparência bem vermelha. Como tudo na vida, não exagere. Dois bifes por semana do tamanho da palma da sua mão é o suficiente para manter uma dieta equilibrada. Diz aí. Você come carne vermelha? Gosta de um bom churrasco depois de uma boa corrida? E os corredores do sul? Prof. Moraes

    Literatura Sugerida: 1) Bompa, Tudor O. – Di Pasquale, Mauro – Cornacchia, Lorenzo J. Treinamento de Força Levado a Sério – 3ª Edição – Editora Manole 2015. 2) COSTA, F. S. et al. Benefícios do Consumo de Carne Vermelha. Pesquisa & Tecnologia, São Paulo (2017).

    Últimas