• Notícias do corpo: cada um é responsável por aquilo que come, de bom ou de ruim

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/12/2022 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Corantes, aromatizantes e conservantes são apenas parte dos produtos químicos encontrados nos alimentos ultraprocessados que podem desencadear câncer, doenças neurológias e alergias. Zanin, T. (2020).

    Veja bem, eu disse PODEM, porque o câncer e outras doenças são multifatoriais. Entretanto, o fator que pesa bastante é o desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose).

    O corpo saudável tem capacidade de eliminar possíveis “porcarias”, que de vez em quando ingerimos. O consumo FREQUENTE de alimentos industrializados é que PODE desencadear câncer e outras doenças.

    A indústria aposta na responsabilidade de cada um, porque ela faz a parte dela. Nos rótulos dos alimentos estão listados os aditivos que a gente nem sabe o que é. A dica é: ao ler os rótulos, quanto menor for a lista, menos ruim é.

    Quase tudo que nosso corpo precisa tem na feira. Antes que alguém questione. E os agrotóxicos? Muitos produtores estão investindo em horta orgânica. Esses produtos são mais caros? São. Entretanto, se tirarmos os produtos processados, ultraprocessados e as comidas quase prontas do carrinho no supermercado reduz-se 40% da conta. Lembre-se. O melhor termômetro da nossa saúde é o intestino. Se ele funciona direitinho, reguladinho, sem dores, diarreias frequentes, prisão de ventre e/outras desordens já é um bom começo. Para quem corre existe coisa pior do que para ir ao banheiro no meio de uma corrida ou treino? Pior ainda é encontrar ocupado.

    Literatura Sugerida: Zanin, T. 7 aditivos alimentares que deve evitar na alimentação. Tua Saúde, (2020)

    Últimas