Notícias do corpo: batata doce
O suprimento das necessidades diárias com alimentos antioxidantes pode prevenir ou tratar Doenças Crônicas não Transmissíveis, Silva et al, (2010). Entre essas doenças, as mais prevalentes são as Cardiovasculares, o Diabetes, o Câncer e as Respiratórias Crônicas. São multifatoriais e entre esses fatores destaca-se o estresse oxidativo, (estado que o corpo fica quando os antioxidantes naturais do corpo não dão conta).
Daí a importância dos alimentos antioxidantes que tanto tenho falado aqui. A batata-doce, por ser um alimento rico em carboidrato de baixo índice glicêmico, é muito conhecida entre os adeptos da atividade física principalmente no pré treino. Mas a batata doce tem outras propriedades medicinais (nutracêuticas) sendo coadjuvante no tratamento de várias doenças como hipertensão arterial, diabetes, disenteria, constipação, fadiga, artrite reumatóide, as renais e inflamações, Mohanraj et all, (2014).
Sabe-se que os principais nutrientes no papel antioxidante e fortalecimento do sistema imunológico são o betacaroteno, os flavonóides, o tocoferol, o zinco, o selênio e as vitaminas. Como citei no artigo anterior sobre a beterraba, a folha da batata doce também é riquíssima em nutrientes. Portanto, não se joga fora. Os antigos costumam dar batata doce para as crianças dizendo que dá “sustança”, e dá mesmo. É a sabedoria popular antes da ciência. Olha quanta coisa boa tem na feira, heim! Você não precisa decorar esse monte de nome feio neste artigo.
Literatura Sugerida: SALASAR, Thaís el all, (2019) – Propriedades Nutricionais e Benefícios do Consumo da Polpa e Folha de Batata Doce. Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). 2) MOHANRAJ, Remya; SIVASANKAR, Subha. Batata-Doce – Um Valioso Alimento Medicinal. Revista de Alimentos Medicinais (2014).