• “Nosso sonho”, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, é o grande destaque na premiação do Festival de Cinema de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/11/2023 15:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Festival de Cinema de Petrópolis, que este ano chegou à sua 8ª edição, realizou, nesse domingo (26), a premiação para os filmes participantes da sua mostra competitiva. O longa “Nosso sonho”, de Eduardo Albergaria, foi o grande vencedor da noite. A produção levou o prêmio de Melhor Longa e o prêmio LIKE, no valor de R$ 10 mil. Juan Paiva, que interpreta Buchecha, levou o prêmio de Melhor Ator por sua atuação na produção e também por seu desempenho em “De pai para filho”, de Paulo Halm. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Raul de Leoni, e distribuiu prêmios em outras quatro categorias. A premiação foi apresentada pelos atores Maytê Piragibe e Hugo Boenemer.

    “Venho de comunidade, do Vidigal, e é muito importante ter uma casa como o Nós do Morro para formar e incentivar novos talentos”, ressaltou Juan Paiva ao ser premiado.

    O prêmio de Melhor Atriz foi para Gabriela Loran por seu desempenho em “O último animal”, de Leonel Vieira. A atriz está em Portugal promovendo o filme e foi representada por um dos produtores do longa.

    “Periferias”, da petropolitana Fernanda Almeida, foi o vencedor de Melhor Curta. O prêmio de Melhor Roteiro foi para o documentário “Nelson Pereira dos Santos – Uma vida de cinema” e foi recebido por Aída Marques, uma de suas diretoras. Ela destacou a presença no festival de alguns amigos do diretor e ressaltou a importância do homenageado: “Se nós todos estamos aqui é graças a Nelson Pereira”, disse.

    O prêmio de Melhor Diretor foi para Halder Gomes por “Vermelho Monet”. “Nosso sonho – A História de Claudinho e Buchecha” levou o prêmio de Melhor Longa e o prêmio Like, no valor de R$ 10 mil.

    “Esse prêmio é do cinema brasileiro, é do amor e do afeto. Viva o cinema brasileiro”, celebrou Leonardo Edde, produtor do filme.

    O evento também teve homenagem ao diretor e produtor de cinema Paulo Cesar Saraceni (1932-2012), homenageado este ano com a exibição de três de suas produções. A família do cineasta foi chamada ao palco, e o prêmio foi recebido por sua irmã, Norma Saraceni.

    Os premiados:

    • MELHOR CURTA: “Periferias”, de Fernanda Almeida
    • MELHOR ATOR: Juan Paiva, por “De pai para filho” (Paulo Halm) e por “Nosso sonho” (Gabriel Albergaria)
    • MELHOR ATRIZ: Gabriela Loran, por “O último animal”
    • MELHOR ROTEIRO: ‘Nelson Pereira dos Santos – Uma vida de cinema”
    • MELHOR DIRETOR: Halder Gomes por “Vermelho Monet”
    • MELHOR LONGA: “Nosso sonho – A história de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria

    Últimas