• Nossas crianças e adolescentes merecem um ensino de qualidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/02/2021 15:35
    Por Elias Montes

    Minha vida foi transformada pelo estudo. Acredito que não há um caminho mais seguro para dar a dignidade a uma pessoa, que ofertar o conhecimento a ela. No último ano, com a pandemia, vi vários jovens tendo a sua educação comprometida pelas aulas à distância. Além disso, houve uma evasão significativa nas escolas devido ao novo modelo de ensino.

    Fico me questionando o que estamos oferecendo aos nossos estudantes hoje. Ocorre que o que era deficitário ficou muito mais fragilizado com o fenômeno da pandemia. As escolas tiveram que se adaptar para aulas não presenciais sem o devido planejamento didático e sem o equipamento tecnológico para tal. Não precisa ser um especialista para ver que o nível médio de conhecimento dos alunos da rede pública está muito atrás daqueles que podem pagar uma boa escola particular.

    Hoje temos a possibilidade de retomada das aulas presenciais com o advento da vacinação. O retorno às aulas não recuperará o tempo perdido, mas cessará o crescimento do prejuízo intelectual aos nossos estudantes. O vereador Octávio Sampaio protocolizou indicação legislativa ao Executivo para priorizar os profissionais da educação para vacinação e, por consequência, possibilitar o retorno às aulas. Vejo essa medida como a mais sensata para o momento.

    Além da vacinação deve-se manter um protocolo de prevenção nas escolas, como em outros estabelecimentos onde haja concentração de pessoas como mercados, templos religiosos e etc. A pandemia é real e deve ser combatida com sabedoria e proteção. Sabedoria para não deixar as coisas importantes como a construção do conhecimento para segundo plano. Proteção para vencermos essa luta contra a covid 19, com o menor prejuízo social possível utilizando os meios profiláticos existentes para tal. Que Deus abençoe nossos professores e alunos nessa luta!

    Últimas