• Nos EUA, Yellen reforça alerta sobre ‘catástrofe financeira’ se Congresso não elevar teto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2023 12:10
    Por André Marinho / Estadão

    A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, voltou a alertar, nesta sexta-feira, 12, que o país poderá enfrentar “catástrofe financeira” se o Congresso não aumentar o teto da dívida antes de junho. Em entrevista à Bloomberg, Yellen advertiu ainda que a maior economia do planeta ficaria impossibilitada de honrar algumas obrigações, o que afetaria o rating de crédito soberano.

    Ela acrescentou que o governo ainda não discutiu planos de contingência para um cenário sem resolução para o impasse. “Não há uma solução satisfatória – uma solução que seja boa para a economia e os mercados financeiros – que não seja o Congresso agir para elevar o teto da dívida”, disse.

    A chefe do Tesouro norte-americano informou que monitora a evolução das turbulências no sistema bancário, mas reforçou que o setor permanece bem capitalizado.

    Segundo ela, os bancos regionais que quebraram nos últimos meses tinham características singulares que os tornaram vulneráveis, entre elas uma base considerável de depósitos não segurados.

    Últimas