• Nos bastidores políticos já é eleição! E nas ruas também!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/06/2021 03:30

    Parece tudo calmo só aguardando o Tribunal Superior Eleitoral decidir sobre Rubens Bomtempo para a gente saber se tem ou não eleição suplementar, mas não é bem assim. Nos bastidores tem muita movimentação. Bernardo Rossi que ainda não conseguiu definir se será candidato a prefeito ou a deputado estadual ainda manda muito no jogo, inclusive no DEM do atual prefeito interino Hingo Hammes.

    Apoios e desligamentos

    Já Hingo Hammes que mudou do PTB para o DEM pelas mãos do próprio Bernardo, quer se desligar do ex-prefeito, ainda que mantenha 80% de sua equipe nos quadros da prefeitura.  O professor Leandro Azevedo ou consegue o apoio de Eduardo Paes novo presidente do PSD – chapa de Bernardo Rossi – ou vai ficar para trás.

    Diferenças

    Corre por fora Elias Montes, cheio de reuniões pequenas e fechadas com lideranças políticas nas comunidades e deve ser o ungido do Republicanos, porém vai ter que testar se é mesmo popular sem o cabo eleitoral Daniel Silveira. Já Rubens Bomtempo confia tanto que vai ter um resultado positivo do TSE que está desperdiçando o mandato de deputado estadual sem estar articulando um nome que possa o substituir nas eleições suplementares.

    Tempo vai decidir

    E tudo depende também de quando serão as eleições. Se forem agora até o final do ano o cenário é um. Mas se forem em outubro de 2022 junto com o pleito nacional muda tudo. O tempo é o maior aliado de quem precisa mostrar serviço como Bernardo Rossi, para baixar a rejeição e Hingo Hammes para deixar de ser considerado um administrador tampão.

    Novo cenário

    E seja qualquer que for o momento, uma eleição suplementar não é um terceiro turno, principalmente porque se passaram já oito meses do pleito de 2020. Tudo já mudou –mudaram lideranças de partido, alianças foram  desfeitas, pernadas foram dadas a rodo e por aí vai.

    Campanha 2022

    Já é tão eleição que o vereador Dudu que já soltou uma peça de propaganda da próxima campanha? Porque só pode ser isso. Colocou fotos nas redes sociais de concretagem  na Lopes Trovão no Alto da Serra e mandou ver nas logos: prefeito interino Hingo Hammes,  deputado estadual Márcio Canella e deputada federal Daniela do Waguinho.  Será que o TRE deixou?

    Taí a postagem de Dudu com seus deputados que não deixa a gente mentir: eleição já está nas ruas. Por sua vez Elias Montes segue com reuniões pequenas.

    Esqueceu do BR, Dudu!

    Também não pudemos deixar de notar que não tem ali o nome do então candidato a prefeito ou a deputado estadual Bernardo Rossi, o “representante da região serrana” como ele, subsecretário das Cidades, também faz propaganda –talvez extemporânea e o TRE poderá avaliar – nas redes sociais.

    Redução de gastos

    Já tem quase uns quatro meses que a gestão interina de Hingo Hammes anunciou ter formado um grupo de trabalho para análise de todos os cotratos com foco em redução de custos. Fazem parte os secretários de Administração, Fazenda, Planejamento, Controladoria e o Procurador do município.  E até agora nada foi apresentado de resultados.

    Abandono

    Boa parte dos R$ 60 milhões do PAC das Encostas – iniciado em 2014 – vai acabar sendo perdida. Muitas obras do pacote de 14 intervenções sequer começaram e outras estão pela metade. Passou o governo inteiro de Bernardo Rossi e não se chegou à conclusão delas. Já a gestão interina de Hingo Hammes ainda nem tocou no assunto. E olha que tempos uma cidade com 47 mil pessoas em áreas de risco.

    Contagem                                                                                                                               

    Petrópolis está há 152 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    A Praça da Inconfidência num desses nossos dias frios em um ângulo menos comum clicado por Afonso Silva Ribeiro.

    Pernada

    Ué, gente? Mas será? Consta que Bernardo Rossi, hoje subsecretário estadual das Cidades, queria um cargo de maior visibilidade no governo Claudio Castro e cobiçou a Secretaria estadual de Turismo do seu amigo Gustavo Tutuca. Castro vetou a pernada. Com uma Secretaria inteirinha era mais fácil ter correligionários atuando no governo além dos cinco cargos na subsecretaria e o de Seehausen, um DAS-6, na Casa Civil.

    Apuração

    Está em curso uma investigação que apura um esquema de ações individuais propostas após o ganho de causa em ações coletivas.  Trocando em miúdos, depois que a ação coletiva estava ganha, advogados entravam com ações individuais para receber honorários de clientes. Tem ramificação até em Três Rios.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas