• 90º aniversário de Ronaldo Rego

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/fev 08:00
    Por Fernando Costa

    O dia 23 de janeiro assinalou o nonagésimo aniversário natalício de Ronaldo Pereira Rego, consagrado escritor, artista plástico, escultor e personalidade de cultura multifacetada, ornado, essencialmente, em generosidade e carinho.

    No dia 25 seguinte, sábado, às 13h, fomos recepcionados por Ronaldo, amigo e renomado confrade da Academia Petropolitana de Letras e Instituto Histórico de Petrópolis, na bela mansão da Rua Cristóvão Colombo, “Casa de Cultura Yedda Martins Maria Teixeira”, ornada em belos arranjos florais, obras de arte e requintado mobiliário reportando-nos ao Louvre em Paris, onde recebemos de Aloysio Maria Teixeira Filho e do jornalista e coordenador do evento, Vinicius Fernandes, o carinho, deliciosos pratos, boa música e a presença de amigos do ilustre aniversariante que, aos 90 anos, emocionou a todos durante sua resenha profissional e biográfica, onde traçou planos futuros e, sobretudo, a gratidão a Deus pelo dom da vida.

    Fotos: Daniel Oliveira

    Presentes ao ágape S.A.I.R. Dom Pedro Carlos de Orléans e Bragança e sua esposa Dona Patrícia, em mesa junto aos renomados advogados Elizabeth Costa (ao lado de seu marido engenheiro Sérgio Luiz de Oliveira), Célio Barbosa e Vera Maria Guimarães Alves; Maria Helena Leal Machado e Ana Luzia de Souza da Costa, à mesa paralela o presidente da Academia Petropolitana de Letras, professor Leandro Garcia, a esposa Lena e a filha Maria Clara e, também o acadêmico e escritor Lúcio Gil, a esposa Clara e sua mãe Vera, bem assim, o confrade José Afonso Barenco de Guedes Vaz e eu, membros que somos da A.P.L. e do I.H.P. e também Norma Cali, Vera Gonzaléz, Sylvia Ruiz, diretoria ABBA, Herta Krieg, Paulo Roberto, e Hartwig Krieg, Marisa Guadalupe Cardoso Plum, Litieri Oliveira, Vera Abad, Paola Ferreira, Gastão Reis e Luiz Carlos Gomes e esposa Márcia Eckhardt Braga Gomes.

    Fotos: Daniel Oliveira

    Abrilhantaram a tarde festiva Alberto Magno e João Vicente.

    Em perfunctória síntese, Ronaldo Rego nasceu em vinte e três de janeiro de mil, novecentos e trinta e cinco na cidade do Rio de Janeiro, à Rua Santana (Praça Onze) no coração da Cidade Maravilhosa.

    Ronaldo Rego bisneto do Barão do Lavradio.

    Estudou com frades franciscanos holandeses, interno do Colégio Santo Antônio, São João Del Rey, em Minas Gerais.

    Culto e viajado, trabalhou em New York, no período 1964-65.

    Residiu em Paris, em 1989. Expôs no Museé de Art Moderne e na Galeria Debret.

    No Rio de Janeiro, frequentou os cursos de pintura a óleo, com o famoso pintor Oswaldo Teixeira, diretor do Instituto de Belas Artes do Estado da Guanabara.

    Estudou, inclusive, gravura com professores europeus, Gèza Heller, Henry Goetz e Edgard Cognag, este professor no Liceu de Artes e Ofícios.

    Em Jacarepaguá, montou um atelier gráfico onde gravou e imprimiu durante dez anos. A partir de 1971, desde sua primeira individual de pinturas prosseguiu sua jornada e realizou mais de setenta exposições o que se estendeu desde o Brasil ao exterior.

    Fotos: Daniel Oliveira

    Seu currículo e vasto e rico e sua bibliografia também.

    É membro da Academia Brasileira de Belas Artes, Instituto Histórico de Petrópolis, Academia Petropolitana de Letras, Academia Teresopolitana de Letras, Associação Brasileira de Desenho, União Brasileira de Escritores, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Sociedade Brasileira e Autores Teatrais, etcétera.

    É autor das seguintes obras: Amor de Violeta. RJ, 1954, Imaginário da Umbanda, SP, 1995, Ilê Orixá, RJ, 1998, Memorial da Lapa, Pt, 2010, A Ceia – Peça teatral musicada, Pt 2011, A Morta de Tel Aviv, Pt, 2011, Fragmentos Artbook, Pt, 2014, Carnet de Voyages, Pt, 2016, Lambrequins de Petrópolis, Pt, 2019, Dicionário de Religiões Afro-brasileiras, Pt,  2021, Ferramentaria Sagrada, entre outros.

    Fotos: Daniel Oliveira

    No prelo: a Dama de Roxo – novela, Escritos Panfletários, Exercícios formais – Gestalt, Arte Esotérica – decodificação – ilustrada.

    Parabéns, redobrado sucesso ao amigo e ilustre confrade, na certeza de que haveremos de aplaudi-lo em seu centenário de nascimento, bem assim, em inúmeras exposições de suas esculturas e pinturas, além das tarde e noite de autógrafos das obras de sua lavra!

    Últimas