Noite desta sexta-feira deve ser a mais fria do ano, alerta Inmet
Uma frente fria chegou ao Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira (4) e mudou drasticamente o tempo em Petrópolis. O fenômeno vai derrubar as temperaturas até domingo e, segundo os meteorologistas, o dia mais frio do ano deve ser registrado entre esta sexta (5) e sábado (6). A previsão – comprovada – era de que as chuvas prometidas chegassem ainda na manhã desta sexta na cidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a temperatura média deve variar entre 9°C e 18°C, podendo chegar até 6ºC à noite.
Leia também: Frio intenso chega ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste
No fim de semana, o tempo será gelado em praticamente todo o Estado. O Inmet estima que, em Petrópolis, as temperaturas fiquem entre 5°C e 12°C. Além do céu nublado ao longo de todo o dia, as condições estarão favoráveis a ventos com rajadas de 50 km/h a 80 km/h.
“O resfriamento intenso já era sentido desde o fim do mês passado, quando o inverno começou a se instalar. Em todo o Sudeste e parte do Sul, esta frente fria está sendo sentida. Em algumas áreas do Rio Grande do Sul pode até gear. Por ter um clima mais úmido, no Rio de Janeiro, deve chover o fim de semana todo, mas nada muito forte, segundo indica nossa pluviometria. Mesmo assim, os moradores devem ficar alertas porque o tempo continuará fechado e, ainda que fraca, a chuva continuará constante”, explicou a meteorologista Marlene Leal, do Inmet.
A boa notícia é para quem gosta de aproveitar o frio do inverno, já que será possível finalmente utilizar os casacos encostados no armário durante o período. Ainda assim, a dica é que se mantenha sempre agasalhado, mesmo dentro de casa, já que a exposição à friagem excessiva pode causar gripes e resfriados.