• Nogueira: moradores pedem limpeza total do lago

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/02/2017 07:00

    A limpeza inicial, no Lago de Nogueira, ainda não atende a reivindicação dos moradores que esperam a retirada total da gigoga, que ainda está tomando conta de parte do lago. Os moradores esperam que a Prefeitura promova as melhorias necessárias para que o local continue a ser usado como área de lazer e atração turística. “Precisa de mais limpeza, pois ainda tem muita planta no lago”, afirmou Moranci Monte, 78 anos, que levou o neto para pescar.

    Na manhã de ontem (4), várias pessoas aproveitaram o tempo bom, com sol, para pescar no lago, correr, caminhar e passear. Mas, todos afirmaram que é preciso de mais cuidado, principalmente a limpeza e melhorias em alguns pontos. De acordo com moradores, com a chuva de quinta-feira (2), o lago transportou e um dos problemas pode ser a quantidade de gigogas e lixo na entrada da galeria, que serve como saída para água do lago. 

    Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria Ambiental, protocolou um pedido junto à Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) solicitando a limpeza emergencial do lago de Nogueira, que deve ser feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável por rios e lagos. Apesar do lago está dentro do território municipal, qualquer investimento no Lago de Nogueira, a Prefeitura depende da autorização do Inea. 

    O coordenador do Meio Ambiente do Município, Fred Procópio disse que o ofício encaminhado a SEA foi devido as inúmeras reclamações. Ele confirmou que o maior problema são as gigogas, que cobrem o espelho d’água do lago. A reprodução dessa planta acontece em ambientes aquáticos ricos em fósforo e nitrogênio, presentes em locais poluídos. A função da gigoga é limpar a água.


    Últimas