No sufoco, prefeitura corre atrás de devedores
E com o caixa zerado, o prefeito Rubens Bomtempo apelou para o devedor, convocando as pessoas físicas e jurídicas com dívidas com o município para regularizar sua situação até o dia 22 de novembro, com descontos de até 100% em juros e multas no programa Concilia Petrópolis. A Secretaria de Fazenda anunciou que enviou 39 mil notificações informando sobre o prazo e condições, que incluem dívidas de IPTU, ITBI, ISS e taxas municipais, que podem ser pagas na bucha ou parceladas.
Redução do prazo
Na verdade, a prefeitura reduziu o prazo para o Concilia. Porque em junho, por decreto, o prefeito Bomtempo prorrogou a adesão ao programa até 22 de dezembro deste ano. O que ele fez agora é encurtar esse prazo, até o dia 22 de novembro, na tentativa de gerar alguma arrecadação para salvar o caixa do buraco. No ano passado, por exemplo, acreditando na eternidade do ICMS a mais, a prefeitura nem investiu na divulgação do Concilia, que também estava válido.
Baixa adesão
Porém, vai ser uma tentativa meio frustrada. Todos os anos, desde 2013 se não nos falha a memória, têm sido editados programas de regularização fiscal. Assim, boa parte dos devedores já negociou. Na última grande campanha, em 2022, a prefeitura conseguiu arrecadar R$ 15 milhões, dos quais apenas R$ 3 milhões à vista.
Vem a calhar
Com escolas desabastecidas de merenda, a prefeitura, que também só ontem pagou salários dos terceirizados, anunciou que “será regularizado o envio de alimentos ainda esta semana às unidades escolares”. Mas, ontem era segunda-feira, longe ainda da sexta, quando termina a semana. O que vai salvar é o ponto facultativo decretado para segunda e terça, por conta do G20, no Rio, emendando com a quarta-feira, Dia da Consciência Negra.
Cofre lacrado
E começou a circular em redes sociais pedido de líderes comunitários para que o prefeito eleito Hingo Hammes abra agora a caixa preta da prefeitura e evidencie o rombo financeiro. O problema é que ele ainda não tem a chave.
Treta 1
Mas, gente… Que treta é essa nos trends entre Cláudio Castro, o governador, e Pedro Paulo, o deputado federal? O negócio pegou fogo nas redes sociais. Em um artigo publicado na imprensa, Pedro Paulo, fiel escudeiro de Eduardo Paes, disse que depois de Witzel, o “breve”, o Estado do Rio encara Castro, o “fraco”.
Treta 2
Castro devolveu, dizendo que Pedro Paulo é “o menino Robin que sempre viveu atrás do Batman”. E mais: “abandonado no altar em 2024, ele surge como um ventríloquo em busca de sobrevida”. Mas, gente… E Castro ainda botou secretários para dar uma esculachada em falas próprias nas redes, até mesmo aqueles que são amigos de Pedro Paulo, uma saia justa e tanto.
Treta 3
Pedro Paulo, na tréplica, disse que se Castro “quiser baixar da linha de cintura sem problema. Contamos as histórias dos M&M’s na sua famosa mochilinha e dos CNPJs em conjunto com aquele que manda nele!”. Conta mais, que agora a gente pegou um baldão de pipoca pra assistir.
Contagem I
Petrópolis está há 1 ano e 182 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contagem II
Faltam 50 dias para Petrópolis virar a página.
Corre, gente!
As secretarias municipais, em especial a de Obras, vêm chamando, via publicação em Diário Oficial, uma penca de empresas para que se dirijam a departamentos variados para resolver assuntos de interesse em 30 dias ou processos serão arquivados. A gente acha que pode ser para pagar ou receber algum de volta.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br