• No mês da mulher, blogueira promove tarde dedicada a pacientes com câncer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/02/2018 16:20

    No próximo dia 05/03, das 14h às 17h, acontecerá o II Circuito da Beleza destinado a pacientes oncológicas. O evento será realizado no centro de Petrópolis e foi idealizado pelo Blog Viver Eu Quero em parceria com a dermatologista Roberta Peres, a maquiadora Rebeca Simas e a esteticista Ana Beatriz Corrêa.

    Será uma tarde de atividades descontraídas, com o objetivo oportunizar uma conversa franca e informal entre médico e pacientes que lutam contra o câncer, e o aprendizado de técnicas que visam oferecer às pacientes, maior segurança e autonomia em relação aos cuidados estéticos.

    A primeira edição ocorreu em setembro do ano passado e foi um sucesso. Pacientes que chegaram um pouco entristecidas e acanhadas saíram do evento completamente motivadas, maquiadas e com os braços ocupados de tantos brindes e mimos.

    Não parou por aí: mais de mil pessoas visualizaram a transmissão ao vivo transmitida pelo Blog Viver Eu Quero. Segundo, Day Sant´Anna, autora do Viver Eu Quero, o tema desperta interesse: “paciente oncológica quando tem a oportunidade de conversar com seu médico tem tantas dúvidas… 'Estou com câncer? Farei cirurgia? Colocarei cateter? Quais os efeitos colaterais da quimioterapia?' Como no meio desse turbilhão ainda ter cabeça para pensar em sua autoimagem? Como fica a mulher que passou uma vida inteira exercendo sua feminilidade com cuidados pessoais que lhe ajudam a se reconhecer no espelho? Não é mera futilidade, não. É se encontrar no meio de um processo árduo, que brusca e repentinamente muda suas vidas e aparência. Algo simples, mas que permite que esta mulher se encontre um pouquinho no meio de tantas dúvidas e incertezas”, observa a comunicadora digital, que também foi diagnosticada com câncer de mama triplo negativo em janeiro de 2016.

    Serão oferecidas 10 vagas nesta segunda edição do Circuito. A participação é gratuita, mas dependerá de inscrição a ser realizada através do blog. Além do bate papo acolhedor, com direito a lanche e algumas surpresas para as participantes, será realizada uma oficina de auto maquiagem, com o intuito de atenuar os efeitos colaterais dos tratamentos oncológicos e evidenciar ainda mais a beleza de cada uma dessas mulheres. Todo o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Viver eu Quero.

    Dra. Roberta Peres irá compor a roda de conversa e fornecer informações sobre o cuidado com a pele, unhas e cabelo, tudo de forma leve e divertida. "Queremos proporcionar uma tarde agradável, com um bate-papo descontraído e tentar esclarecer algumas dúvidas das pacientes em relação aos cuidados com a pele. Além disso, dar algumas dicas que tenho certeza que elevarão a autoestima de qualquer mulher", esclarece a dermatologista.

    Esta é a mesma intenção de Rebeca Simas, maquiadora que será responsável por ensinar truques especiais de maquiagem voltados para pacientes em quimioterapia “Acho que a maquiagem tem o poder de revelar muito de cada mulher. Até mesmo a vontade de ser saudável pode ser revelada através das cores e dos traços", complementa.

    Entre as metas do Viver Eu Quero, blog voltado para a disseminação de informações sobre saúde e oncologia em uma linguagem acessível a todos, está contribuir para a elevação da autoestima de pacientes. Com o Circuito a ideia é criar uma oportunidade para esclarecer as dúvidas das pacientes sobre o que elas podem e não podem fazer depois do tratamento oncológico. De acordo com Day Sant´Anna, autora do blog, durante o tratamento é comum muitos acabarem assumindo uma postura mais isolacionista e até mesmo depressiva, mas, ainda segundo ela, este é um cenário que necessita mudar. “Essas mulheres precisam saber que são divas! De um lado há muitas questões e inseguranças e do outro a necessidade de exercer sua feminilidade se faz muito presente. Criamos o evento pra solucionar este impasse relatado por tantas pacientes”, pontua.

    O II Circuito contará ainda com novidade especial: a esteticista Ana Beatriz Corrêa oferecerá algumas sessões de drenagem linfática, o que é muito bem vindo no caso de pacientes oncológicas que se percebem inchadas ao longo do tratamento, efeito colateral especialmente notado em pacientes que fazem uso de corticoides.

    Para realizar a inscrição é necessário acessar o Blog Viver Eu Quero (www.vivereuquero.com) e preencher o formulário na aba ‘II Circuito da Beleza’, localizada no menu principal.


    Últimas