• No Dia da Árvore, cartão postal do Centro Histórico definha por falta de manutenção

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2021 19:59
    Por Luana Motta

    Um dos pontos mais fotografados pelos turistas e visitantes de Petrópolis, o conjunto arbóreo da Avenida Koeler com vista para a Catedral São Pedro de Alcântara, está morrendo pela infestação de ervas de passarinho. As árvores de magnólia que já chegaram a dar o nome de” Avenida das Magnólias” para a Avenida Koeler, hoje disputam espaço com novas mudas de replantio. Espécies incomuns para o trecho, e que dificilmente sobrevivem pela técnica usada para o plantio. (Confira a galeria de fotos abaixo.)

    O engenheiro agrônomo, Rolf Dieringer, explica que essas mudas usadas no replantio no Centro Histórico muitas vezes não sobrevivem por causa da péssima qualidade. São mudas muito pequenas e de espécies frutíferas como Goiabeiras, Pitangueiras, Mangueiras, Abacateiros, Araucárias (pinheiro do Paraná) e diversos tipos de palmeiras, que descaracterizam o trecho. 

     “É uma grande preocupação com o patrimônio da cidade. Hoje, a Avenida Koeler não é mais a Avenida das Magnólias, é a avenida das ervas de passarinho e de espécies que destoam do conjunto da paisagem”, disse.

    A área é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural (Iphan), que tem sede na Koeler, assim como o prédio principal da  Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente, e nem assim as ervas de passarinho foram notadas a tempo antes do agravamento do problema. 

    E não é só esse cartão postal que está se perdendo, as árvores nas avenidas Roberto da Silveira, Tiradentes e Rua da Imperatriz estão indo pelo mesmo caminho. Na Praça da Liberdade, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) fez uma poda radical que cortou praticamente toda a copa de, pelo menos, oito árvores que estavam infestadas de erva de passarinho. Rolf explica que a poda foi correta, mas se houvesse a manutenção frequente das árvores não haveria a necessidade de uma poda tão severa. 

    “Não é só uma observação minha, vários técnicos da área estão alertando que a poda das árvores nesses locais deve ser feita com urgência. Se continuar do jeito que está, as árvores vão morrer. Se ao aparecimento das ervas de passarinho, fosse feita a limpeza como uma rotina, não ia chegar ao ponto que chegou”, disse. 

    Na Avenida Piabanha, árvores tombam para dentro do Rio 

    A falta de manutenção ainda acarreta um outro problema: na Avenida Piabanha, as árvores declinam para dentro do Rio. São raízes pesadas que ressaltam sob o calçamento de paralelepídepedos e ameaçam deslizar junto com a encosta para dentro do rio. A advogada ambientalista Myriam Born, que acompanha há bastante tempo a situação do arbóreo da avenida, disse que são necessárias medidas urgentes para salvar as árvores do Centro. 

    “Triste ver muitas já adernando e sobrecarregadas de bromélias pesadíssimas que retém água e apodrecem os galhos. Podas são para dar vida, mas aqui são feitas para matar ou aleijar. Tratamento fitossanitário deveria ser uma rotina com equipe destacada para isso. As árvores são nossa saúde física e espiritual. A beleza que dão, a sombra no calor. Lamentável este descaso”, disse Myriam. 

    A Tribuna entrou em contato com o Iphan, e questionou se a Prefeitura foi notificada sobre a falta de manutenção no arbóreo na área tombada e aguarda resposta.

    Já Prefeitura disse à Tribuna que fará amanhã, dia 22, à noite, o serviço de poda na Avenida Koeler. E que neste ano, a Comdep realizou mais de 500 intervenções em árvores – poda ou corte. A Prefeitura disse que parte desses atendimentos eram demandas remanescentes do ano passado – que o município trabalhou para colocar em dia. E que para garantir o atendimento tanto da demanda encontrada quanto da rotina de serviços deste ano, especialmente no Centro Histórico, a Comdep vem mantendo equipes de plantão 24h.

    A Prefeitura disse ainda que a Comdep atua após a emissão de uma autorização da Secretaria de Meio Ambiente. E que, neste ano, o corpo técnico do Meio Ambiente realizou o serviço em 16 ruas do Centro Histórico, como a Av. Koeller, Av. Tiradentes, Rua da Imperatriz, Bosque do Imperador, Av. D. Pedro I, R. Barão do Amazonas, Praça Rui Barbosa, Praça dos Expedicionários, R. do Imperador, R. Alberto Torres, R. Silva Jardim, R. Benjamin Constant, R. Visconde de Souza Franco. Em algumas delas, é feita avaliação apenas algumas árvores isoladas, e em outras, os técnicos fazem a via completa, dependendo da demanda.

    Confira a galeria de fotos:

    Últimas