• Ninguém paga por um imóvel mais do que ele vale realmente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/07/2020 08:00

    Caros colegas corretores, assunto recorrente que surge em nossa coluna é falar sobre os preços dos imóveis. E por qual motivo falamos tanto desse assunto? Simples! É porque um imóvel anunciado fora de preço de mercado é sinônimo de perda de tempo e energia de todos os envolvidos, tanto proprietários quanto corretores.

    No mercado de hoje, com clientes compradores cada vez mais bem informados, tendo à sua disposição a Internet, oferecendo todo tipo de informação possível, faz com que nem a melhor estratégia de marketing que você possa fazer para vender um imóvel (jornal, outdoor, vídeos na internet, portais de imóveis etc), fará com que esse imóvel acima do preço de mercado seja vendido.

    Parece básica essa questão. Você, leitor, pode pensar: “É óbvio que um imóvel acima do preço não vai vender, principalmente em época de crise!!” Essa conclusão, de fato, é simples de se chegar. No entanto, infelizmente não condiz com a realidade do Mercado imobiliário. Quantas vezes nós corretores, quando vamos visitar um imóvel pela primeira vez, não nos deparamos com proprietários que muitas vezes já tem o preço que querem na cabeça, buscando o corretor meramente para ser mais um canal de anúncio para o seu imóvel. Muitas vezes ele já chamou outros 5 corretores e fez a mesma coisa. Esse é o típico caso em que, se o proprietário sequer está disposto a ouvir um aconselhamento seu sobre as possibilidades de seu imóvel no mercado, simplesmente não vale a pena o corretor trabalhar. O corretor de imóveis não tem muito o que fazer nesses casos.

    Agora, sem sombra de dúvida, o que o corretor tem o dever de tomar uma atitude é quando, convidado por um cliente para conhecer o imóvel que será oferecido à venda, esse corretor não tem noção exata do seu preço certo de mercado. Jamais se deve “chutar” um valor, tampouco perguntar ao cliente “quanto ele quer pelo imóvel”. Não é vergonha o corretor dizer ao cliente que não sabe dizer, naquele momento, o preço certo para a venda daquele imóvel. É vergonha sim, chutar valores aleatoriamente. 

    Se você corretor fica um pouco confuso sobre como agir na hora de captar o imóvel, procure estudar. Hoje existe muito conteúdo online, cursos de avaliação de imóveis, sem contar as diversas turmas do curso de avaliação de imóveis ministrado pela UNICRECI, basta ficar de olho no site do Creci-RJ (www.creci-rj.gov.br/universidade-corporativa) e se inscrever gratuitamente quando surgir o curso. Não espere até que o curso venha novamente para Petrópolis, se tiver que se deslocar para outro município do Estado do Rio de Janeiro para fazer o curso, faça!! Neste momento de pandemia os cursos presenciais estão suspensos, mas fique de olho para acompanhar quando reabrirem as turmas.

    Somente com o estudo aprofundado de avaliação imobiliária você corretor terá o verdadeiro entendimento da dinâmica do Mercado Imobiliário. Avaliação de um imóvel é assunto muito sério. A falta de boas avaliações é um problema nacional! Muito se fala em bolha imobiliária. Não existe bolha imobiliária em nosso país. Temos muitos compradores à disposição no mercado. O grande problema é que não temos profissionais corretores de imóveis que estão sabendo orientar os vendedores quanto ao real preço de mercado que seu imóvel vale. É necessário que tenhamos consciência desse fato e assumamos o protagonismo que se espera de nós corretores, pois somos nós que equilibramos o mercado e abrimos suas portas. É hora de agir, estudar profundamente sobre avaliação e orientarmos nossos clientes no sentido de educá-los e tornamos o mercado dinâmico e produtivo.

    Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.

    ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

    Dia 19: Flavio de Albuquerque Lima – Creci 13.482, Luiz Otavio Troyack, Creci 50.362;

    Dia 20: Dinizar José de Araujo – Creci 16.829, Eduardo Sodré de Castilho – Creci 33.906, Diego Antonio Ferreira Villa – Creci 47.199;

    Dia 21: Fernando Luiz Spindola – Creci 19.664, Maria Luiza Aparecida de Oliveira – Creci 71.946;

    Dia 22: Carlos Francisco de Oliveira – Creci 43.196, Lucimar Aparecida E. de Medeiros Kloh – Creci 31.176;

    Dia 23: Suely dos Santos Carneiro Leão – Creci 53.174;

    Dia 24: Luiz Jorge Strozolkouki – Creci 38.031, Adalto Francisco da Cruz – Creci 29.621, Denise Santos Bastos Fontinha – Creci 68.084, Uadi Elias Wider – Creci 66.647;

    Dia 25: João Pires Vargas – Creci 47.573, Valeria Martins da Silva – Creci 21.691, Gisana Carvalho dos Santos – Creci 61.613.

    Nossos parabéns a todos vocês!

    Últimas