• Netanyahu: Israel está preparado para ataque direto do Irã e sistemas de defesa estão a postos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/abr 17:36
    Por André Marinho / Estadão

    O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado que o país tem se preparado para um ataque do Irã há anos, mas principalmente nas última semanas. Em vídeo publicado nas redes sociais, o premiê assegurou que o sistema de defesa está a postos para qualquer cenário que eventualmente surgir.

    Netanyahu reforçou o compromisso em responder a ações que prejudiquem os israelenses. “Nos defenderemos de qualquer ameaça e o faremos com frieza e determinação”, assegurou ele, que ainda pediu que os cidadãos mantenham a calma.

    O líder político também aproveitou para agradecer Estados Unidos, Reino Unido e França pelo apoio que têm demonstrado nos últimos dias.

    Segundo múltiplos veículos da imprensa internacional, uma ofensiva do Irã é esperada para as próximas horas, em retaliação por uma investida que destruiu o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

    Pirataria

    O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, acusou o Irã de promover uma “operação de pirataria” ao atacar um navio ligado a Israel perto do Estreito de Ormuz, neste sábado. A embarcação tem bandeira portuguesa, mas pertence a uma empresa filiada ao bilionário israelense Eyal Ofer.

    Em publicação no X (antigo Twitter), Katz chamou o governo iraniano de “regime criminoso” que apoia o Hamas e viola a lei internacional.

    O chanceler pediu que a União Europeia declare a Guarda Revolucionária iraniana uma organização terrorista e imponha sanções contra o país persa.

    Últimas