• Natal Sesc Quitandinha: confira a programação para o 1º fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/12/2017 15:20

    Maria Rita será a estrela da noite de abertura do Natal Sesc Quitandinha, nesta sexta-feira, dia 8, no Teatro Mecanizado. A cantora celebra seus 15 anos de carreira e promete um repertório especial com grandes sucessos. O mesmo palco irá receber no sábado, dia 9, a cantora Carminho que chega de Portugal para sua primeira apresentação em turnê brasileira no Rio e em São Paulo. A fadista portuguesa de 32 anos fará um mergulho profundo nas águas da MBP com o show “Carminho canta Tom Jobim", ao lado de músicos como o violonista Paulo Jobim, filho do maestro. No domingo, dia 10, o Coral Mil Vozes, com crianças do Programa Canta Petrópolis, formado por 50 corais de alunos da rede municipal.

    A partir das 18h, os visitantes já serão recepcionados ao som contagiante do grupo carioca Fanfarra Black Club. Em seguida, às 19h, entrará em cena os corais mais importantes da cidade: Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, diante do cenário mágico de um Sesc Quitandinha totalmente iluminado e com projeções do Videomapping natalino exclusivo em sua fachada, criado pelos VJs Guigga Tomaz e Chico Abreu. A projeção irá acontecer sempre às sextas-feiras e sábados, das 19h às 23h, entre os dias 8 e 23 de dezembro.     

    Música

    O final de semana inclui ainda outras atrações musicais no Lago Quitandinha. No sábado, às 12h30, a orquestra Fanfarrada tocará clássicos da música latino-americana, e, no domingo, às 11h, o público poderá assistir ao show de Kleiton e Kledir e as Canções do Par ou Impar. No Café Concerto, entre às 15h e 17h de sábado, haverá apresentações da Cantata de Natal.

    Literatura

    Sábado e domingo, haverá Contação de Histórias para adultos e crianças. Na Biblioteca do Sesc Quitandinha, às 10h30 e às 15h, será apresentado “Imaginidades”, espetáculo que conta as aventuras de dois amigos, Joyce e Bento, que com muita imaginação e criatividade passeiam pelo jardim, cantando com os animais, entram no mundo do folclore e no mundo das canções de Natal.

    Às 19h30 de sábado, será realizada no Hall Monumental a sessão “Sussurradores Poéticos”, uma Intervenção artística e poética com dois artistas que buscam provocar o público a encontrar uma brecha no corre-corre do cotidiano para aguçar ouvidos e sensibilidade. No mesmo dia, às 10h e às 14h, o Lago Quitandinha recebe “Mais que água”, com a Cia. Dois de Paus, que traz a história de Cícero e Joaquim, grandes amigos que decidem alertar as pessoas que o bem mais precioso que a humanidade tem (a água) está acabando. Em uma apresentação bem divertida, com músicas e poemas, a companhia fala sobre os cuidados que devem ser tomados pela população para que esse bem não acabe totalmente. 

    Audiovisual

    O Café Concerto também abre suas portas para sessões de cinema. No sábado, às 11h, será exibido o filme “A Origem dos Guardiões”, em que crianças do mundo inteiro são protegidas por um seleto grupo de guardiões: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman, que garantem a inocência e as lendas infantis, enquanto um espírito maligno, o Breu, pretende transformar todos os sonhos em pesadelo. Sem conhecer sua própria vocação de guardião, Jack Frost, um garotinho invisível que controla o inverno, é designado pela Lua, para ajudar o grupo a combater o inimigo. No domingo, às 16h, o premiado “Simplesmente Amor”, traz histórias de vários personagens entrelaçadas e modificadas pela presença do amor em suas vidas.

    Artes Visuais

    Até o dia 6 de janeiro haverá diversas exposições. O Hall Monumental abrigará uma árvore de Natal, criada pelos artistas Daniel Leão e Tania Sarquis, onde o público poderá compartilhar desejos para o ano novo, e uma exposição de Responsabilidade Social com fotografias Pinhole, técnica pioneira que utiliza latas para a produção de fotos.

    O salão Roosevelt receberá o “Presépio Esperança Renovada”, uma montagem atemporal, inspirada na tradição dos grandes mestres em retratar a cena de adoração aos Reis Magos, transportado para o universo fantasioso, e único. O artista plástico Raimundo Rodriguez, também conhecido pela cenografia da novela global Meu Pedacinho de Chão, faz da sua obra uma ponte entre o real e o imaginário, rememorando fragmentos imagéticos e simbólicos do Natal.

    E a magia natalina não tem limites. Além do Videomapping na fachada do Sesc Quitandinha, a Cúpula do edifício também trará experiências de sonho e fantasia para o público com a “Janela para o imaginário”, do artista Marcelo Pontes. A atividade, inspirada na poesia do Natal, terá estrutura especialmente criada para transportar visitantes por viagem sensorial de lembranças, sentimentos, imagens, sons e símbolos natalinos.

    Artes Cênicas

    Baseado nos autos populares natalinos – Pastoril, Reisado, Boi e Folia de Reis, a Companhia Arteira se apresenta domingo, às 12h30, no Lago Quitandinha, com o infantil “Primeira Estrela”, trazendo à cena cantoria, danças, bonecos e referências da cultura popular brasileira. A peça revive e recria o caminho dos Pastores e dos Reis Magos, seguindo a rota da estrela guia em busca do menino que nasce e renasce todos os anos dentro de cada um de nós.

    Últimas