• Natal será de baixas contratações no comércio, indica pesquisa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/10/2021 10:21
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Natal continua sendo a principal data para o comércio brasileiro. E, após o último ano de prejuízos devido à pandemia da Covid-19, a expectativa dos lojistas é de que as vendas em 2021 sejam melhores dos que as do último período. Pelo menos é nisso que acreditam cerca de 60% dos empresários que responderam à pesquisa de sondagem do Sindilojas-SP. Ainda dos entrevistados, 24% acham que as vendas serão parecidas com as do Natal de 2020 e 16% estão pessimistas, esperando um período ainda pior do que o último.

    “Ainda estamos sentindo os resquícios do período mais crítico da pandemia, no qual tivemos que baixar as portas das nossas lojas por mais de 80 dias. Mas, com a retomada do comércio e ampliação da vacinação, as luzes no fim do caminho começaram a se acender”, analisa Aldo N. Macri, lojista e diretor do Sindilojas-SP.

    Contratação em baixa

    Embora otimista, grande parte dos empresários do comércio não sinaliza novas contratações. Dos entrevistados, 75% pretendem manter o quadro atual de funcionários para o período do Natal. Do restante, 20% pretendem contratar novos funcionários e apenas 5% acredita que terá que demitir. De acordo com Macri, “a intenção é utilizar a mão-de-obra já existente, valorizando os colaboradores que as lojas conseguiram manter no quadro de funcionários durante esse momento tão delicado”.

    Investimento em alta

    Investir mais em estoque e divulgação do que em relação ao último ano está nos planos de 37% dos lojistas que participaram da sondagem. Outros 29% devem manter os mesmos valores do ano passado, 23% acreditam que o investimento será menor e 11% não pretendem fazer nenhum desembolso.

    Últimas