• Natal Imperial terá feira cervejeira na Praça Visconde de Mauá

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/11/2019 14:15

    Capital Estadual da Cerveja, Petrópolis vai contar com uma feira de produtores artesanais da bebida dentro da programação do Natal Imperial. Durante três fins de semana de dezembro, a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) vai receber o “Natal Cervejeiro”, uma parceria entre a Deguste e a Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP), com o apoio da prefeitura. O evento, que é aberto ao público, terá a participação de 18 cervejarias, além de gastronomia, recreação infantil e apresentações musicais, com uma decoração especial de Natal.

    Na última semana, o prefeito Bernardo Rossi recebeu produtores de cerveja para anunciar o apoio da prefeitura ao evento. A expectativa é criar mais uma opção de lazer para petropolitanos e turistas durante uma das festas mais visitadas da cidade. “Esse é um setor que tem movimentado a cidade e a presença dos produtores artesanais de cerveja nas principais festas do município é fundamental. Somos Capital Estadual da Cerveja e os nossos produtos locais são mais uma forma de atrair turistas e atrair recursos para a cidade”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

    Leia também: Mercado da cerveja artesanal no Rio de Janeiro prevê crescimento em 2020

    O Natal Cervejeiro vai funcionar nos seguintes fins de semana de dezembro: de 06 a 08, de 13 a 15 e de 20 a 22. “Além de as 18 marcas de cerveja, o público também terá à disposição oito opções de gastronomia em um ambiente decorado com temas natalinos, além de diversos shows. No total, serão seis apresentações musicais por fim de semana”, explica Rodrigo Duarte, um dos organizadores da Deguste.

    O setor cervejeiro está em expansão na cidade. Ao todo, já são 24 marcas de cerveja produzidas em Petrópolis, três são grandes fábricas – Cidade Imperial, Bohemia (AmBev) e Grupo Petrópolis, e 21 artesanais, distribuídas entre fábricas (como a Duranz, Buda Beer, BrewPoint, Odin, Real e Rocky Garden, por exemplo) e ciganas. Em 2018, só as microcervejarias produziram 1 milhão de litros da bebida que é uma das paixões dos brasileiros, com um investimento de R$ 10 milhões no setor, que emprega mais de 5 mil pessoas direta e indiretamente. 

    “Na Bauernfest de 2019, por exemplo, mais de 130 mil litros de cerveja foram consumidos, sendo 30 mil só de cerveja artesanal na barraca que ficou nos jardins do Palácio de Cristal, em 17 dias de evento”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

    Para o presidente da Associação das Microcervejarias, José Renato Romão, o apoio da prefeitura ao setor tem sido fundamental. “Já temos 18 cervejarias associadas. Cada uma gerando empregos, recursos para o município. E a prefeitura abrir as portas pra gente em determinados momentos é muito importante. A gente tenta ao máximo entregar a melhor contrapartida para a cidade”, disse. 

     

    Últimas