• Natal Imperial: prefeitura tem até hoje para enviar informações aos vereadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2023 02:20

    Por iniciativa de Hingo Hammes, a Câmara de Vereadores encaminhou à prefeitura pedido de informações sobre o Natal Imperial. Inclui os atrasos nas montagens de itens, como árvore da Praça, e até mesmo o que seria o ‘túnel dançante’, como foi classificada a estrutura na Rua 16 de Março. Vereadores também querem saber os valores de cada item – o custo total foi de quase R$ 4 milhões – e se a empresa recebeu integralmente, mesmo não tendo entregado parte da decoração a tempo.

    Prazo e transparência

    E falta mesmo transparência no processo. A Câmara cobrou até a colocação das notas de empenho – verbas reservadas – que deveriam ter sido publicadas no site da prefeitura. Também cobram a divulgação de um calendário de montagem da estrutura de iluminação, que também não teve. A Câmara enviou o pedido no dia 13 de dezembro e o prazo para a resposta era de 20 dias, mas a prefeitura pediu prorrogação por mais 10 dias…

    Olha só que bacana: o casal Maria Conceição Lopes e Aaron Alves soube do Museu Casa do Colono pela imprensa e foi correndo conhecer. Escritores, vão incluir o espaço em um livro que estão elaborando a quatro mãos sobre os museus da cidade.

    Outro motivo

    E muita gente acha que o inquérito no Ministério Público Federal que envolve o vereador Domingos Protetor tem relação com áudios vazados em redes sociais em que ele teria mencionado protetores de forma grosseira e não teria acolhido animais em situação de sofrimento. Mas, a investigação tem outro foco: a prática de rachadinha que teria ocorrido em seu gabinete denunciada por ex-assessores.

    Silêncio

    Agora que é primeiro secretário da Câmara, a nova mesa diretora do legislativo deve se pronunciar sobre a investigação que pesa contra Domingos. Até agora a Câmara não se posicionou.

    BBB não funciona

    Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna, reportagem sobre árvores que foram vandalizadas no final de semana nas ruas Koeler e Imperatriz que tiveram galhos quebrados. Chama a atenção que nenhuma câmera de monitoramento – e olha que a gente paga caro para ter o sistema – flagre atos de vandalismo na cidade. No Rio, por exemplo, o prefeito Paes, a cada ato de vandalismo flagrado por câmeras, coloca as imagens dos manés em sua própria rede social.

    Novos tempos

    Não sei se os responsáveis pela área notaram, mas o turismo em Petrópolis tem novo aspecto. Pelo menos no verão, a concentração de pessoas nos passeios tradicionais pelo Centro Histórico não é mais a mesma. Mas a cidade, de acordo com a ocupação hoteleira, está lotada. Sinal de que o foco dos passeios mudou bastante.  E que precisa dar um estimulada para o comércio faturar também.

    Tá osso!

    Quer saber como é o inferno? Basta entrar em alguma papelaria agora, véspera do retorno às aulas. Além da lotação, o aumento dos preços é praticamente um atentado. A cara dos pais das crianças é inenarrável.

    Um desses dias, final de tarde, em que choveu e, na sequencia, o sol foi retornando. Só em Petrópolis tem um céu desses.

    São Sebastião

    O feriado é apenas para os cariocas (e muitos sobem a serra), mas quem é da cidade pode reverenciar o santo em missas em todas as paróquias e em duas igrejas que têm São Sebastião como padroeiro. Na do Carangola, além das missas, a procissão será realizada nas imediações da igreja às 18h30, saindo da Rua Dr. Lipold. Já no Indaiá tem almoço de 11h30 às 14h30 e missas às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h30.

    Voleixiga

    Mas, a gente a-mou a ideia: rolam partidas de voleixiga – o vôlei com bexigas cheias d’água – na programação de verão do Sesc, no Palácio Quitandinha.  Tem neste e nos próximos finais de semana até o dia 12, sempre das 10h às 16h. 

    Dia do Fusca

    Hoje é Dia do Fusca e tem programação especial na cidade. A data celebra os 63 anos de produção da primeira unidade do automóvel no país. E na cidade vai rolar um desfile de fuscas no Centro Histórico a partir das 19h com saída da Catedral. O percurso incluiu Rua da Imperatriz, Rua 16 de Março, Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Monsenhor Bacelar, Washington Luiz, Rua do Imperador, Paulo Barbosa e Rua Caldas Viana retornando à Catedral. Todo mundo que tem um fusca pode participar. É só chegar e se unir ao grupo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.

    Últimas