Natal Imperial: faltando 21 dias para o início da festa, programação ainda não foi divulgada
Faltando exatos 46 dias para o Natal, o tradicional evento petropolitano, o Natal Imperial, ainda não está sendo divulgado como deveria. Segundo informação da Prefeitura, o evento começa no dia 30 de novembro e segue até 8 de janeiro de 2023. Embora faltem 21 dias para o início da festa, a programação ainda não foi divulgada.
Apesar de ter tido uma encolhida, o valor do evento aumentou – custará R$ 5,6 milhões aos cofres públicos. Em 2021, foram R$ 4,2 milhões. Neste ano, não haverá as paradas iluminadas e o show de acendimento. A árvore da Praça da Liberdade, que chamou muita atenção no Natal passado, diminuiu de 35 para 20 metros. Além disso, o túnel da Rua 16 de Março terá apenas 50 metros de extensão.
Palácio de Cristal
Um dos maiores pontos turísticos de Petrópolis, o Palácio de Cristal, é palco dos grandes eventos da cidade, como a Bauernfest, Bunka-Sai, a Serra Serata e o Natal Imperial. Em 2021, o local ficou de fora do evento natalino. Já neste ano, o Palácio fechou as portas no dia 18 de outubro, após ficar dois meses fechado para reforma. A expectativa é que o espaço reabra no dia 18 de novembro para o início da montagem da festa. No entanto, para cumprir o prazo de 30 dias, o tempo em Petrópolis deveria ser de sol para as intervenções no piso fulget – o que há dias não acontece, já que chove quase todos os dias no município.
Questionada sobre o prazo de entrega do Palácio de Cristal, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, ressaltou que as constantes chuvas atrapalham a execução dos trabalhos, mas afirma que as intervenções estão sendo realizadas e o local estará aberto para o Natal Imperial.