• Natal Imperial: artesanato e cervejas locais fazem parte do evento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/12/2022 09:56
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Clima do Natal vai tomando conta de Petrópolis. Além da iluminação especial (ainda com desfalques, vale ressaltar) e da programação cultural, o artesanato e as cervejas produzidas na cidade também fazem parte da festa.

    Os artesanatos de 13 associações de Petrópolis estão à venda dentro do Palácio de Cristal. Tricô, crochê, costura criativa, macramê, MDF, guirlandas, roupas de bonecas, peças em resina e trabalhos temáticos feitos especialmente para o Natal Imperial, são alguns dos itens expostos.

    Uma das Associações que expõe o trabalho de 7, dos seus 8 artesãos, é a Artes em Movimento, presidida pela artesã Rosania Martins. Todas as peças são produzidas em conjunto e o lucro é dividido igualmente entre os artistas. Neste ano, um dos diferenciais é o foco na sustentabilidade, como por exemplo nos mini presépios montados em sementes de árvores e guirlandas feitas com lanternas.

    “O artesanato de Petrópolis é muito diverso em estilos e tem um refino especial no acabamento. Um trabalho com muita riqueza de detalhes e que traz ainda mais alegria para o Natal Imperial”, destacou Rosania. “Esperamos que todos venham apreciar, se encantem e levem para casa uma lembrança de Petrópolis feita com muito amor.”, complementou.

    Do lado de fora do Palácio, barracas de comida, bebidas e food bikes estão preparadas para receber o público com a gastronomia local e as cervejas artesanais, que estão, pela primeira vez, com seus produtos na Alfredo Pachá. No total, 9 marcas que fazem parte da Associação de Microcervejarias da Cidade recebem moradores e visitantes que queiram provar as variedades produzidas em Petrópolis que, não à toa, recebeu o título de Capital Estadual da Cerveja.

    “Nesta época já participamos do Natal Cervejeiro, na Praça da Águia, e ficamos muito felizes com o convite para estarmos na Alfredo Pachá também. Um evento de mais de 40 dias que vai movimentar muito a economia das microcervejarias e gerar empregos. Formamos e treinamos equipes para trabalhar nas barracas e esperamos que o público compareça e experimente as cervejas produzidas por nós”, disse Leandro Leal, presidente da Associação das Microcervejarias de Petrópolis. Leandro ressaltou ainda a importância do diálogo com o poder público: “Temos muito a agradecer a todos da Prefeitura que estão sempre prontos para atender às nossas demandas. Uma abertura que tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor”, finalizou Leandro.

    Na Praça da Liberdade, podem ser encontradas ainda outras 4 barracas de alimentação e bebidas.

    O espaço do artesanato, montado dentro do Palácio de Cristal funciona de domingo a quarta-feira, das 9h às 22h e de quinta a sábado, das 9h às 23h.

    Já as barracas da Rua Alfredo Pachá, ficam abertas de segunda a quinta, das 14h às 22h; sexta-feira, das 14h às 24h; sábado, de 11h Às 24h; e domingo, das 11h às 22h.

    Na Praça da Liberdade, as barracas funcionam nos seguintes horários: de segunda a quinta, das 12h às 23h; sexta-feira, das 12h às 24h; sábado, das 11h às 24h; e domingo, das 11h às 23h.

    Últimas