• Natal Imperial abre hoje encolhido e no improviso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/11/2023 04:30

    Sem ter sequer a programação cultural fechada, o Natal Imperial, repleto de expectativas do comércio e turismo para alavancar a economia nesta reta final do ano, abre hoje de forma melancólica. Vai ter acendimento de luzes e show de Zizi Possi, mas nada comparado às edições pré pandemia. Não tem túnel de luz na 16 de Março, nem desfiles e a árvore da Praça da Liberdade reduziu de 35 metros para 20 metros (quando ficar pronta). Não há um planejamento da decoração e iluminação harmoniosa, apenas objetos iluminados espalhados e luzes nas árvores. Ruas do Centro Histórico tem adereços iluminados e os distritos foram ignorados solenemente.

    R$ 1,8 milhão sairão do caixa da PMP

    Sem  empresa licitada para captar patrocínio e fazer a programação, as mais de 170 atrações previstas serão executadas (se é que vai rolar mesmo todas) com verbas do caixa da prefeitura e sendo aprontadas em cima da hora, afinal deixaram para o último momento.   Não tem concurso de fachadas das casas mais bem decoradas ou das melhores vitrines, nem de presépios. Não tem envolvimento da população, os empresários se viraram em atrações que conseguiram e assistem aos turistas chegando nas cidades vizinhas, bombadas de boa programação e decoração.

    Pontos de apoio

    Termina hoje o prazo que a comissão especial da Câmara de Vereadores que fiscaliza os pontos de apoio, que são os locais para onde a população deve se dirigir em caso de chuvas fortes, determinou para a conclusão do seu trabalho. Teve uma prévia em outubro quando já haviam sido visitados 27 dos 66 pontos. E deste total, 83,3% não possuíam nem sinalização no entorno do local indicando o caminho até o ponto de apoio. Deste montante, 52% dos pontos estão em locais de alto risco, 92% não têm capacidade para receber animais, 88% não têm capacidade de virar abrigo e as pessoas só podem ficar por até 12 horas. 

    Apelido

    A celeridade da prefeitura em tomar iniciativa no caso do apagão de energia, nos acidentes de ônibus, na programação do Natal etc rendeu ao prefeito nas redes sociais o apelido de Rubinho Barrichello.

    Hoje, na ExpoAmazonia Bio&TIC 2023, o professor Fabio Porto, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), fará uma palestra sobre “Gêmeos Digitais: Perspectivas e Desafios”. A ExpoAmazonia tem como propósito central fomentar o diálogo e a integração dos setores de Bioeconomia e Tecnologia Digital na região amazônica.

    Crise no transporte

    E mesmo com série de acidentes com ônibus urbanos nas últimas 72 horas – teve carro saindo a pista, ônibus pegando fogo, veículo quase dentro do rio – só se ouviu silêncio por parte da prefeitura como se não fosse responsabilidade dela fiscalizar e garantir o serviço para a população.  O vereador Hingo Hammes recolhe documentação para ser entregue ao Ministério Público pedindo a intervenção do município nas linhas operadas pela PetroIta e Cascatinha.  Uma ação do poder público só mesmo se houver determinação judicial pelo que temos visto.

    Cadê o Elias, gente?

    Engraçado que a CPTrans anunciou concurso público e o serviço de atendimento por whatsapp (esse uma grande novidade para o sistema de ônibus da cidade) e a gente não viu nos eventos oficiais o novo diretor técnico da companhia, Elias Montes? Mas já colocaram o cara no escuro? Bem que a gente avisou. Só não sabíamos que seria tão rápido.

    Contagem

    E Petrópolis está há 203 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Prêmio Guerra-Peixe

    Está chegando ao fim o prazo de inscrições para concorrer ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2024, a mais destacada premiação cultural de Petrópolis. O prêmio vai reconhecer as produções culturais e performances do ano de 2023. Os interessados têm somente até hoje para se inscrever nas várias categorias do prêmio.

    O Museu Imperial continua celebrando o mês da Consciência Negra na edição de hoje do “Fale-me de Petrópolis”, às 14h30. O evento terá como tema “Por que precisamos saber sobre racismo ambiental na luta por uma Petrópolis antirracista?”, conduzido pela convidada Pamela Mércia, gestora ambiental e integrante do GT de Racismo Ambiental da Frente Parlamentar Nacional. A entrada é franca.

    Até o Solstício?

    A menos de um mês para a 27ª edição do Solstício do Som, com a produção pronta para divulgar a programação para que as bandas locais possam se preparar para o evento, eles ainda aguardam a liberação do palco Solstício, na Praça da Liberdade. Tudo bem, que o investimento da prefeitura, que vem beirando os R$ 50 mil a cada edição do evento, é bem expressivo, mas o pessoal tá cabreiro porque nesta edição tá demorando pra confirmar. Mas se até mesmo o Natal Imperial tá atrasado…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribuna.com.br

    Últimas