• Nascidos em janeiro podem sacar o abono salarial na próxima terça-feira; confira o calendário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/02/2022 17:01
    Por Agência Brasil

    O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse nesta sexta-feira (4), durante entrevista no programa  A Voz do Brasil que o pagamento do abono salarial para os trabalhadores da iniciativa privada que nasceram em janeiro começa na terça-feira (8) e vai até 31 de março, para os nascidos em dezembro. 

    Guimarães disse que, normalmente, o abono salarial era pago ao longo de todo o ano, mas que, desta vez, o pagamento na Caixa vai ser concentrado em dois meses. “Nós  vamos pagando a cada três dias úteis, com tranquilidade”, disse. O saque do abono podo ser feito pelo aplicativo Caixa Tem, nas agências do banco ou nas lotéricas.

    “É mais uma notícia importante para a economia, porque nós teremos mais dinheiro [circulando] e este recurso do abono ele é integralmente consumido, ou seja, 100% do que nós vamos pagar deve girar na economia”, disse o presidente da Caixa.

    O presidente também disse que o auxílio gás começará a ser pago no dia 14 de fevereiro para quem tem o NIS 1 e seguirá o mesmo cronograma do Auxílio Brasil. “Primeiro o NIS [Número de Identificação Social] 1 e vai até o NIS 0. O pagamento do auxílio gás ocorre junto com o Auxílio Brasil”, disse.

    Confira abaixo as datas de pagamento:

    • Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal

    Mês do nascimento/ Data do pagamento:

    Janeiro – 08 de fevereiro

    Fevereiro – 10 de fevereiro

    Março – 15 de fevereiro

    Abril – 17 de fevereiro

    Maio – 22 de fevereiro

    Junho – 24 de fevereiro

    Julho – 15 de março

    Agosto – 17 de março

    Setembro – 22 de março

    Outubro – 24 de março

    Novembro – 29 de março

    Dezembro – 31 de março

    • Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil

    Final da Inscrição/ Data do pagamento:

    Final 0 – 15 de fevereiro

    Final 1 – 15 de fevereiro

    Final 2 – 17 de fevereiro

    Final 3 – 17 de fevereiro

    Final 4 – 22 de fevereiro

    Final 5 – 24 de fevereiro

    Final 6 – 15 de março

    Final 7 – 17 de março

    Final 8 – 22 de março

    Final 9 – 24 de março

    Quem tem direito

    Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

    Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

    Valor

    O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2020. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.212.

    Como consultar

    De acordo com o ministério, a partir do dia 22 de janeiro, é possível consultar a situação do benefício por meio da Carteira de Trabalho Digital ou no portal GOV.BR para saber se tem direito, qual o valor do abono salarial, a data e o respectivo banco de recebimento. A central Alô Trabalhador, telefone 158, também estará disponível para atendimento.

    A partir de fevereiro, o trabalhador do setor privado também poderá consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

    No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, a consultar do saldo é na página Consulte seu Pasep. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

    Últimas