• Nasce uma estrela – VI

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/06/2020 00:01

    Aconteceu e foi um sucesso, o desfile natalino ocorrido no Centro Histórico de Petrópolis, na manhã de 13 de novembro de 1959. E foi há 60 anos atrás. O município contava com a colaboração de uma entidade que congregava os comerciantes e industriais, a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Petrópolis), que ainda presta excelentes serviços a seus associados, hoje ACIRP (Associação Comercial, Industrial e Rural de Petrópolis), com sede própria na rua Irmãos D´Ângelo nº 48. Surgiu em seu seio, na década de 1950, uma “Comissão de Festejos” integrada por diretores e associados da ACIP, visando a promoção de festividades de natureza pública com integral apoio da Prefeitura  Municipal.

    No ano de 1959, o Teatro Experimental Petropolitano (TEP) montou a sua primeira peça para crianças: “No Reino das Maravilhas”, assinada por J. Eloy Santos e dirigida por Paulo G. Santos, visando estreia no mês das crianças, outubro, o que não ocorreu diante de problemas técnicos e financeiros, decidindo a diretoria do grupo cênico, o lançamento do espetáculo em janeiro ou fevereiro de 1960, o que, efetivamente ocorreu no dia 21 de fevereiro no Sindicato dos Têxteis e reprise no Colégio Carlos A. Werneck em 26 de maio.

    A ACIP, através da Comissão de Festejos, pretendia promover uma grande festa para a chegada de Papai Noel à cidade e soube que o TEP estava montando peça de teatro onde apareciam como personagens vários ícones do universo lúdico das crianças e ambos ACIP e TEP, com adesão da Prefeitura, resolveram criar um desfile monumental, ocasião na qual Papai Noel desfilaria junto à Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Pequeno Polegar, Simbad, Aladim, Ali-Babá, Príncipe, Príncesa, Rei, Rainha, Bruxa, Pirata, Caçador, Lobo Mau e outros e outros. Acordo firmado, foram alugados caminhões, carrinhos de bodinhos, artistas pintaram cenários especiais, as costureiras capricharam nos trajes, e a maravilha aconteceu como nunca houvera na cidade de Petrópolis. Foi o primeiro encontro do gênero, com direito a fotografias de Américo Czaco, Pinheiro e outros; sonorização de Jacy Guarani, transmissão pela PRD.3 Petrópolis Rádio Difusora, fllmagem de Aiçor Cesar Nunes, exibida em seu jornal para as telas de cinema de grande circuito. Enfim, um pioneirismo que ganhou corpo e influenciou, até nossos dias, a chegada de Papai Noel sempre com muitas atrações.

    O TEP estava se firmando na comunidade cultural e a parceria com a ACIP e a Prefeitura e um patrocínio do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, por seu gerente Carlos Felicetti, propiciou ao grupo a complementação necessária para lançar a peça teatral em fevereiro de 1960, em espetáculo que marcou a cultura teatral em Petrópolis e firmou o grupo cênico no gosto e na admiração das plateias.

    Para registro: desfilaram na então avenida 15 de novembro: Christina, João Ricardo & Neuza Henrichs, Aparecida do Carmo. Hamilton de Castro, Mercedes, Antonieta & Nicolau Gatti, Doris Meireles, Walter Borges, Paulo G. Santos, Elmar Menke, Alcides Carnevalli, Walter Aguiar, Gersey da Cruz, Ruy Fiuza, Scheller, J. Eloy Santos, Maria Luiz & José Ricardo Lima, Alcidéa Vieira, Lourival Alves, Wilson Sixel, Geraldo Quintella, José Andrade, Mario Couto, Paulo Martins,  Américo Czaco e crianças dos educandários beneficentes.

    Últimas