Não existe idade para começar
Em alguns momentos nós começamos a perceber a importância de estarmos sempre com os olhos abertos para o mundo. Em um programa de TV que assisti há pouco tempo, pude ver algumas pessoas acima dos 90 anos que permanecem em plena atividade. Esta é a realidade atual, a idade virou algo subjetivo. Não existe momento para começar a estudar, trabalhar e construir. Todo o conceito de envelhecimento está sendo reformulado.
São inúmeros casos assim pelo Brasil. Em Ribeirão Preto, um senhor, no alto dos seus 90 anos, está na cadeira da universidade para realizar o seu sonho. Ele decidiu cursar Arquitetura e Urbanismo. Olha o potencial deste exemplo! Algo completamente engrandecedor!
Agora, estes casos nos fazem refletir. Será que existe o “muito tarde” para fazer algo? Eu acredito que esse conceito não existe mais. Se tivermos saúde, nos preocupando em permanecer em nossa melhor forma, nunca é tarde! No próprio Japão, um país com um envelhecimento grande, existem políticas públicas para a manutenção dos idosos em plena atividade, compartilhando seu conhecimento com os mais velhos. É o valor do respeito e o entendimento que àqueles que estão em uma idade avançada ainda podem! E podem muito!
Podemos ter 30, 40 ou 50 anos de idade, o que temos conosco é muito aprendizado e sabedoria, algo que vem de nossas experiências. Sim, temos muito o que compartilhar e construir. Não podemos deixar que um número definir a nossa capacidade. Até porque, é simplesmente um número.
Muitas pessoas que, por inúmeros motivos, não ingressaram ou desistiram dos seus estudos quando novos, encontram na tranquilidade de suas idades avançadas, o balanceamento perfeito, o tempo perfeito, para realizar os seus sonhos. E, ao meu ver, é disto que se trata tudo isso: A realização dos nossos sonhos e vontades.
Todos os seres humanos têm, consigo, uma chama que vive dentro de nossos corações. Basta acreditar em nós mesmos para mantê-la sempre acessa. Quando você se limita, afirmando para si que você não pode algo, essa chama tende a se apagar. Não podemos deixar esse calor que move as nossas vidas se dissipar desta maneira. Acredite em você mesmo! Porque você pode tudo que você quiser.
Quer mudar de carreira? Quer ingressar nos estudos neste momento? Faça isso! Porque, o momento em que você estiver preparado, é o momento certo para você iniciar um novo caminho. A nossa vida e nossa história são os caminhos que nós escolhemos. E as dúvidas e as incertezas podem surgir, mas você pode sempre continuar por esta estrada que é viver, ou aguardar na beira da via. Eu prefiro sempre escolher o caminhar… Por mais que possa demorar, por mais que seja difícil dar os passos, siga em frente que você alcançará os seus sonhos.
Esses casos me despertaram a visão de uma vida ainda mais longa e recheada de vitórias. Estas conquistas que não irão se cessar até desistirmos. Nós temos, conosco, as ferramentas para ampliar o mundo e melhorá-lo. Se você acreditar em você, você consegue fazer do mundo um pequeno paraíso. E, por mais que as dificuldades possam despertar o perigo da desistência: Erga suas mangas, porque somente você é o comandante do seu destino. Eu escolho sempre lutar!
Enfim, seja no caso do senhor em Ribeirão Preto e seja o seu caso aqui na cidade Imperial. O que importa é estarmos sempre em movimento constante. Não deixe de acreditar em você mesmo, por mais que existam barreiras e pessoas que tentem lhe derrubar.