• Não Existe Almoço Gratuito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/01/2018 11:35

    Essa é uma frase do dia a dia no mercado, e que ao longo da minha vida empresarial aprendi ser realmente verdadeira. 

    O mercado conturbado que passamos recentemente ainda sofre com números muito abaixo dos desejados por vários segmentos. As empresas abriram os seus orçamentos de 2018 precisando vender e recorrerão ao arsenal disponível para conseguirem consumidores para os seus produtos. Continuará sendo grande a criatividade na hora de nos venderem produtos e serviços, que requerem toda a nossa atenção para as letrinhas menores nos contratos. Infelizmente vivemos num mundo em que nada de muito bom vem gratuitamente. 

    Ofertas de planos de saúde, telefonia, bancos, cartões de crédito, entre outros tantos, precisam ser bem avaliadas. Muitos dizem, literalmente em suas propagandas, que você pagará a primeira daqui a 90 dias, por exemplo, mas tenham a certeza que em algum momento dentro do contrato os juros e taxa de serviços desse período estará embutido nas parcelas, ou que haverá algum seguro, ou que existem restrições para o uso dos pacotes oferecidos, enfim, todos esses detalhes que compensarão qualquer benefício aparente concedido no ato da contratação.

    Leiam os contratos e discutam com as empresas. Estamos num momento de taxas de juros muito baixas, economia em recuperação, desemprego alto, mas com tendência para redução, ou seja, um panorama muito favorável a uma boa negociação. Não permita que neste cenário tentem conseguir a sua assinatura em algo que se transforme numa desvantagem no futuro.  Um contrato de empréstimo, para quitar as suas contas de início de ano, pode ser conseguido com taxas mais baixas se bem negociado no seu banco ou no concorrente. Empréstimos com carência para pagamento da primeira parcela normalmente carregam juros sobre os períodos em que ficam sem serem pagos, ou seja, o valor no final do contrato será maior. Planos de telefonia precisam estar estritamente dentro de suas necessidades. Serviços adicionais que não são utilizados devem ser cancelados e reduzidos de sua despesa mensal. 

    Fiquem atentos a estas situações e não se deixem levar por ofertas mirabolantes. As tentações sempre serão grandes, mas as melhores decisões não são tomadas por impulso.

    Começando o ano com os pés no chão, teremos muito mais motivos para comemorarmos em dezembro de 2018.

    Forte abraço e um grande ano.

    Prof. Luiz Fernando Bastos

     luizbastos@agilcomercial.com.br


    Veja mais no blog Gestão de Negócios

    Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.

    Últimas