• Não caia em armadilhas na hora de comprar pela internet

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  • 27/11/2016 07:00

    As compras pela internet se tornam cada vez mais comuns, seja pela facilidade ou pelos preços – muitas vezes mais atrativos do que os oferecidos nas lojas físicas. Com o crescimento do movimento de compras em lojas virtuais, cresce também o número de denúncias de irregularidades. Segundo o Procon, os problemas crescem em eventos como Black Friday, Natal, e nos dias das Mães, Pais, Namorados e Crianças. 

    Para atender os consumidores que tiverem problemas com as compras feitas de forma virtual, o Procon recebe denúncias, inclusive fotos dos produtos e dos documentos, pelas redes sociais: www.facebook.com/ProconRJ e twitter.com/proconrj.

    – O golpe mais comum é o de falsas empresas que criam páginas na internet ofertando produtos com preços muito mais abaixo do que os praticados no mercado. O consumidor acaba efetuando a compra, pagando por boleto ou cartão de crédito e quando se dá conta, a empresa não existe legalmente. O site sai do ar e o consumidor fica com o prejuízo, sem ter como alcançar o fornecedor e nem a quem recorrer – explicou Evelyn Capucho, gestora de atendimento do Procon Estadual.

    De 1° de janeiro até o dia 23 de novembro, o Procon-RJ recebeu, só dos principais sites de compras, 1.776 reclamações de consumidores que se sentiram lesados.

    Canais

    Nos postos, pelo Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) ou pelo aplicativo, o consumidor pode abrir reclamações contra empresas por problemas com produtos ou serviços.

    Já o telefone 151 é usado exclusivamente para fazer denúncias e tirar dúvidas. Ligações para o 151 podem ser realizadas de telefones fixos de qualquer lugar do Estado do Rio.

    No Procon Online e no aplicativo Meu Procon-RJ, o consumidor pode registrar sua reclamação 24 horas por dia, podendo inclusive anexar fotos tiradas por seu celular ou tablet para justificar a queixa.

    Dicas

    – Deve-se evitar comprar por impulso. É importante fazer uma pesquisa prévia de preços para ver se o que está sendo oferecido é oferta de fato;

    – Verifique se a loja virtual é segura, pesquise se é um site conhecido e confiável, com boa reputação entre os internautas;

    – Desconfie de preços muito abaixo do mercado;

     – Se certifique do prazo de entrega;

    – Verifique o valor do frete e fique atento aos prazos de troca;

    – Em compras pela internet o consumidor tem o direito de arrependimento. Há um prazo de sete dias, a partir do recebimento, para reverter o negócio. Não é preciso ter um motivo. O produto pode ser devolvido, a compra cancelada e o dinheiro restituído, inclusive o do frete.

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