Não basta dizer, tem que fazer
Todos estão lendo nos jornais e mídias em geral que a crise já passou. O fato do PIB de 2017 tem sido positivo confirma essa informação. Então porque no nosso dia a dia ainda vemos tantas empresas fechando as portas e pessoas desempregadas?
Gostaria de lembrar aos meus leitores o tamanho do desastre desta crise. Temos 13 milhões de desempregados. Somente no ano passado, o comércio do Rio de Janeiro fechou 21 mil lojas. Como o nosso crescimento em 2017 foi bastante favorecido pelo agronegócio, os demais setores sentirão os efeitos da recuperação de forma bastante lenta.
Diante deste cenário de lenta recuperação, como empresário ou colaborador o que posso fazer para não perder as oportunidades que certamente surgirão?
Para ambos os casos, sugiro adquirir conhecimento, trocar experiências e ter um bom plano para colocar em prática. Não se pode ficar recorrendo a uma possível “sorte” para o atingimento de metas. É preciso ter planejamento. Avaliar as possibilidades dos mercados, os concorrentes, inserir possíveis variáveis positivas e negativas, revisar e colocar em prática, fazendo correções e ajustes ao longo do caminho.
Feito o plano, colocar em ação e ter disciplina no cumprimento das etapas fará toda a diferença na obtenção dos resultados.
O momento é de investimentos. Mudar a forma como operamos, reduzir custos e ganhar em qualidade. Matéria recém publicada no porta G1 alerta que somente 1/3 da indústria brasileira vem investindo em inovação. Caso não mudemos de atitude, caminhamos para que os nossos produtos sejam liquidados pelos concorrentes. Essa mudança vai requerer investimentos inteligentes. Eles trarão na forma de novos mercados e satisfação dos consumidores cada centavo desembolsado. Para muitas mudanças competitivas basta atualizar os processos e qualificar pessoas.
Por este cenário e necessidade, digo que o momento é de estudar, se aplicar, buscar fazer em nossos negócios mais com menos, sempre, mas não deixar de fazer. Uma situação é cortar custos, outra é cortar investimentos. O corte em investimentos pode trazer a obsolescência dos nossos produtos e serviços.
Realizar este plano não é difícil. Daí a eventual necessidade de visitar a concorrência, contratar consultorias e treinamentos. Estamos no momento ideal para embarcarmos nessa recuperação econômica. Terá mais resultado quem fizer a lição de casa.
Estamos a sua disposição.
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