• “Namíbia, não!”, peça dirigida por Lázaro Ramos chega em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/05/2016 18:20

    Uma reflexão bem-humorada sobre as relações étnicas no Brasil compõe o enredo do espetáculo teatral “Namíbia, não!”, dirigido por Lázaro Ramos, e que será apresentado hoje, às 20h, no Theatro D. Pedro, como atração do Sesi Cultural. Desde sua estreia em 2011, a peça circula por diversos estados brasileiros e Portugal e contabiliza mais de 300 mil espectadores. Os ingressos estão à venda na bilheteria e custam R$ 22.

    Na encenação, os atores Sérgio Menezes – conhecido por suas atuações no cinema nacional – e o próprio autor do texto, Aldri Anunciação, interpretam os primos André, um estudante do curso de Direito, e Antônio, um aspirante a uma vaga de diplomata no Itamaraty.

    Os dois devem encarar uma curiosa situação imposta pelo governo brasileiro: a extradição para a África de todos os cidadãos de melanina acentuada, num movimento inverso ao que aconteceu há quatro séculos. A medida é ironicamente justificada como uma forma de reparação social a todos que sofreram por 300 anos com a escravidão e que ainda em 2016 sofrem com o absurdo do preconceito.

    Com humor e inteligência, a dupla confinada em um apartamento por causa desta absurda Medida Provisória, provoca uma discussão as questões sociais e econômicas da vida atual, seus anseios pessoais e as consequências de um iminente retorno à África-mãe.

    Em 2013, “Namíbia, Não!” foi um dos espetáculos que representou o Brasil no Ano do Brasil em Portugal, evento promovido pelo Ministério da Cultura, com apresentações no Teatro Nacional São Joã  na cidade do Porto.

    Em 2012 o texto foi publicado em livro pela Ed. Edufba e foi laureado com o Prêmio Jabuti  de Literatura na categoria Ficção para Jovens, sendo Aldri, o primeiro negro a receber o prêmio por uma obra de ficção. Namíbia, não! Já conquistou outros cinco prêmios teatrais e literários.

    A encenação também marca a estreia de Lázaro Ramos em direção de espetáculo adulto. Nascido em Salvador/Bahia no ano de 1978, Lázaro Ramos tem como formação cursos de teatro, dança e canto, além de ter integrado o Bando de Teatro Olodum. Além de um vasto currículo como ator de cinema, teatro e televisão.

    Os ingressos para a apresentação teatral estão à venda na bilheteria do Theatro D. Pedro (aberta das 14h às 20h) e custam R$ 22. Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados ao Sesi pagam meia-entrada.


    Últimas