• Nadadora petropolitana recebe prêmio de atleta mais eficiente de 2023

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Sara da Silva Fernandes Sixel recebeu o Troféu Eficiência Atletas 2023, dado pela Federação Aquática do Rio de Janeiro.

    30/11/2023 14:25
    Por Manoelle Rocha

    A nadadora petropolitana Sara da Silva Fernandes Sixel recebeu, no dia 19 de novembro, da Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ), o Troféu Eficiência Atletas 2023, dado aos atletas que mais pontuaram ao longo do ano. Sara bateu os 710 pontos e conquistou o primeiro lugar, como uma das atletas mais eficientes do ano, na categoria Junior 1 – feminino.

    Atualmente com 17 anos, Sara, que está terminado o ensino médio, divide seu tempo entre a escola e os treinos. Ela conta que de três a quatro vezes na semana treina de madrugada, pois não consegue encaixar outro horário em sua rotina.

    Este ano a atleta tem feito as suas melhores marcas e acredita que os resultados da rotina pesada de treinos continuarão dando frutos.

    “Faço uma rotina bem puxada, mas essa é a rotina do atleta. Ano passado eu não estava fazendo os tempos que estou fazendo hoje. Os treinos estão mais pesados, sei que os resultados vão chegar em algum momento”, declarou a atleta.

    Sara é federada pelo Fluminense Football Clube e conta que está acostumada com esta rotina, já que começou a treinar quando tinha 6 anos de idade. Ela afirma, ainda, que só se federou aos 12 anos e que desde então, começou a competir em campeonatos estaduais e brasileiros.

    Fotos: Arquivo pessoal

    A competidora faz parte da seleção estadual de natação, e recebeu do Governo do Rio, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, um convite para a cerimônia de homenagem aos talentos do Time RJ em 2023, que acontece no Palácio Guanabara.

    O evento presta uma homenagem às delegações, atletas e técnicos, que ao longo do ano representaram o Rio de Janeiro nos jogos da juventude, jogos escolares brasileiros, na Gymnasiade e nas competições paralímpicas.

    Campeonato Junior Brasileiro de Verão

    Uma das competições mais importantes para a idade de Sara acontece entre os dias 12 e 16 de dezembro, no Rio de Janeiro, que é o Campeonato Junior Brasileiro de Verão. Ela irá competir nos 100 e 200 metros peito e nos 200 medley.

    O evento reúne os melhores atletas do Brasil e Sara segue a rotina de treinos visando a disputa.

    “Treino de madrugada, vou para escola, volto novamente para o treino, treino a parte física e depois volto para casa. Todos esses treinos são visando o campeonato brasileiro que vai ser agora em dezembro”, contou a competidora, que busca trazer para Petrópolis mais resultados expressivos.

    Últimas