• Na Série B, Ceará vence o ABC na estreia do técnico Eduardo Barroca

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/04/2023 20:22
    Por Estadão

    Na estreia do técnico Eduardo Barroca, o Ceará conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série B, ao ganhar por 2 a 1 do ABC, neste domingo à noite, no estádio Frasqueirão, em Natal (RN). Este jogo foi válido pela terceira rodada, deixando o time cearense com três pontos, em 13º lugar, enquanto o ABC, com três derrotas e sem pontuar, segura a lanterna.

    A saída do técnico Gustavo Morígino foi provocada após as duas derrotas na Série B: Ituano (2 a 0 em Itu) e Guarani (3 a 0 em Fortaleza). Mas o Ceará está na decisão da Copa do Nordeste e na quarta-feira vai enfrentar o Sport, na Ilha do Retiro, no Recife (PE). Como venceu em casa por 2 a 1, agora o Ceará tem a vantagem do empate para ser campeão.

    O Ceará abriu o placar logo aos seis minutos, na sua primeira chance no ataque. O meia Guilherme Castilho bateu falta na intermediaria e levantou a bola na grande área. O atacante Vitor Gabriel saiu de trás da marcação e subiu sozinho para cabecear. A bola ainda tocou no travessão antes de cair atrás da linha de gol. A dúvida sobre eventual impedimento acabou após avaliação do VAR.

    Mas o ABC buscou a reação na base da velocidade. Criou boas chances com Léo Ceará e Matheus Anjos, antes de chegar ao empate num pênalti cometido por Wellington Reis em cima de Léo Jabá. Após rebatida do goleiro Richard, o cearense chegou atrasado na jogada e deu um pisão no pé direito do atacante do ABC. Na cobrança, Matheus Anjos chutou à meia altura, a bola tocou na trave direita e entrou: 1 a 1, aos 32 minutos.

    O jogo seguiu aberto. Aos 39 minutos, Erick chutou rasteiro e acertou o pé da trave do ABC. Mas o segundo gol cearense saiu após uma falha de posicionamento do ABC. Guilherme Castilho bateu escanteio em curva e, na primeira trave, a bola passou por dois defensores antes de sobrar para Vitor Gabriel, que deu um toque leve na bola para as redes. Aos 41 minutos, 2 a 1 para o Ceará.

    O segundo tempo continuou aberto. Aos 15 minutos, quase que Raphael empatou para o ABC de cabeça, mas Richard fez grande defesa. Cinco minutos depois foi a vez do Ceará aparecer bem no ataque. Janderson arriscou o chute da frente da área e acertou a trave direita de Simão, que só ficou olhando a bola atravessar seu gol.

    Depois disso, o Ceará tirou o pé e passou a valorizar a posse de bola. O goleiro Richard, inclusive, foi advertido com o cartão amarelo por retardar o jogo. Vindo da Série C, o ABC já acumula sua terceira derrota seguida.

    Na quarta-feira, o ABC volta a campo pela quarta rodada, indo até o interior paulista para enfrentar o Ituano. O Ceará só joga com a Ponte Preta no próximo sábado, às 11h, em Campinas (SP).

    FICHA TÉCNICA

    ABC 1 x 2 CEARÁ

    ABC – Simão; Alemão (Gedeílson), Richardson, Afonso e Márcio Azevedo; Wellington Reis, Wallace e Matheus Anjos (Raphael Luz); Léo Ceará (Maycon Douglas), Rafael Silva (Romário) e Fábio Lima (Welliton). Técnico: Fernando Marchiori.

    CEARÁ – Richard; Warley (Danilo Barcelos), Gabriel Lacerda, Luiz Otávio e Willian Formiga (Michel); Richardson, Arthur Rezende (Nicolas) e Guilherme Castilho; Erick, Vitor Gabriel (Willian Maranhão) e Janderson (Erick Pulga). Técnico: Eduardo Barroca.

    GOLS – Vitor Gabriel, aos 6, Matheus Anjos, pênalti, aos 32, e Vitor Gabriel, aos 41 minutos do primeiro tempo.

    CARTÕES AMARELOS – Simão, Nicolas e Fábio Lima (ABC). Gabriel Lacerda, Richard, Janderson, Warley, Michel, Danilo Barcelos e Richardson (Ceará).

    ÁRBITRO – Felipe Fernandes de Lima

    RENDA – R$ 122.787,50

    PÚBLICO – 7.253 torcedores

    LOCAL – Estádio Frasqueirão, em Natal (RN).

    Últimas