• Na musculação não precisa inventar nada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/out 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Sou do tempo da musculação e da ginástica localizada simples com objetivos claros para desenvolvimento da maioria das valências físicas, inclusive força sem “invencionices e achismos”. Um dos exercícios que mais tem “achistas” é o abdominal. Inventam de tudo. De ladinho e até pendurado de cabeça para baixo. Olha que “coisa!”.

    Antes de mais nada, qualquer exercício físico é preciso saber qual o fundamento. Se for para qualidade de vida e prática esportiva simples não precisa inventar nada! Ao abdome, na maioria das vezes, é atribuído à estética, mas é muito mais importante na questão da saúde e qualidade de vida. Um abdome protuso prejudica a coluna lombar só em considerar o braço de resistência do umbigo até as vértebras lombares. Além disso, quanto maior a barriga maiores as chances de aumento da gordura visceral que tem relação direta com problemas cardiovasculares, Marti B, et al. (1991).

    O abdominal tradicional, raiz, antigo (supra) como se diz no popular deitado, barriga para cima e pernas flexionadas, apoiadas numa cadeira ou mesmo suspensas estabilizando a coluna lombar funciona. Na musculação também. Faz o simples e bem feito que funciona. Agachamento, desenvolvimento, supino, remadas, puxadas pela frente e/ou por trás, supino, rosca bíceps e tríceps além dos exercícios para a panturrilha. Cuidado com as invenções esdrúxulas. Antes de tudo é preciso saber qual é o fundamento desse ou daquele exercício. Prefira os exercícios multiarticulares que poupa tempo trabalhando vários grupos musculares.

    **Literatura Sugerida: Burden AM, Redmond CG. Abdominal and hip flexor muscle activity during 2 minutes of sit-ups and curl-ups. 2013.

    Últimas