• Na Colômbia, presidente Gustavo Petro sanciona reforma da previdência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/jul 07:29
    Por Estadão

    O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sancionou nesta terça-feira, 16, a reforma da previdência colombiana, que mudará o sistema que estava em vigor desde 1993. O objetivo principal do governo é ampliar a cobertura de aposentadorias. Atualmente, o país possui 7 milhões de pessoas aptas para o benefício, mas apenas 2,3 milhões são subsidiadas.

    A reforma previdenciária foi uma das principais promessas de campanha do governo esquerdista, destinada a mais de dois milhões de idosos em condição de pobreza e vulnerabilidade que não têm aposentadoria e que, a partir de agora, receberão uma “renda básica” de US$ 56 concedida pelo Estado.

    Durante a assinatura da lei na Praça de Bolívar, Petro fez um apelo à população para defender a reforma contra possíveis ações judiciais que visem anulá-la. “A reforma está assinada, mas ainda falta um caminho para que se torne realidade… não podemos deixá-la perder”, disse o presidente.

    A reforma previdenciária foi aprovada pelo Congresso colombiano em junho após superar questionamentos sobre seu impacto financeiro e viabilidade. Com ela, as mulheres poderão se aposentar com 57 anos, e os homens, com 62. Ela ainda traz mudanças significativas na distribuição de recursos, priorizando um fundo público em detrimento dos fundos privados, e estabelecendo um sistema composto por quatro pilares que visam atender às necessidades da população. Fonte: Associated Press.

    Últimas