Musk tem dados do Twitter, mas obter número de contas falsas pode ser difícil
Elon Musk obteve acesso aos dados do Twitter que ele diz serem necessários para completar sua aquisição de US$ 44 bilhões. Cientistas de dados e especialistas, porém, duvidam que as informações disponíveis forneçam respostas conclusivas que Musk busca sobre o número de contas falsas na plataforma.
Após algumas idas e vindas legais entre os dois lados, o Twitter nas últimas semanas forneceu a Musk dados históricos de tweets e acesso à sua chamada “mangueira de incêndio” de tweets, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. Esse mecanismo mostra a enxurrada de todos os tweets quase em tempo real. As pessoas postam centenas de milhões de vezes por dia na plataforma, de acordo com a empresa.
O acesso de Musk a esses dados pode facilitar o caminho para a conclusão da compra. Ele disse que o acordo não prosseguiria a menos que ele pudesse ver esses dados para avaliar as alegações da empresa sobre quantos de seus usuários são spam ou contas falsas. O Twitter estima há muito tempo que spam ou contas falsas representam menos de 5% de seus usuários ativos diários monetizáveis, que mais recentemente foram estimados em 229 milhões. Musk disse acreditar que o número pode estar mais próximo de 20%.
Por conta da natureza dos dados fornecidos, será difícil para qualquer pessoa chegar a conclusões claras em um curto período que provem se as estimativas do próprio Twitter para contas falsas e de spam são precisas, dizem analistas de dados e especialistas em redes sociais. Como o Twitter tem um protocolo único sobre como determina tais contas, quaiquers outras estimativas também são difíceis de fazer a comparação.
A tal “mangueira de incêndio” é “apenas uma sequência de tweets públicos” que contém uma quantidade tão grande de dados finitos que não é prático analisá-la para spam, disse o consultor de empresas de mídia social em questões de confiança e segurança, Micah Schaffer que trabalhou anteriormente no YouTube e Snap. Torná-lo disponível para Musk é “mais uma coisa do tipo cale a boca e vá embora do que uma grande concessão”, afirmou.
Pessoas familiarizadas com o assunto dizem que Twitter orientou Musk em seu processo de cálculo de usuários diários monetizáveis.